AERO Magazine
Busca

No Amapá

Buscas a helicóptero desaparecido mobiliza SC-105 Amazonas da FAB

Helicóptero de modelo EC 120B desapareceu no Amapá com três pessoas a bordo


Outros aviões e helicópteros para missões de busca e salvamento (SAR) estão sendo utilizados na missão - Agência da Força Aérea/Sargento Johnson
Outros aviões e helicópteros para missões de busca e salvamento (SAR) estão sendo utilizados na missão - Agência da Força Aérea/Sargento Johnson

A Força Aérea Brasileira realiza buscas, com um SC-105 Amazonas, de um helicóptero EC 120B de matrícula PR-BGF, desaparecido com três pessoas a bordo desde quarta-feira (16), no estado do Amapá.

As buscas estão concentradas entre a aldeia Apalai Bona, no Parque Indígena do Tumucumaqueal, de onde a aeronave decolou, e Macapá, seu destino final. 

A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) divulgou em nota oficial o nome das três pessoas a bordo do helicóptero: José Francisco Vieira, engenheiro do órgão, o comandante Tenente Coronel Josilei Gonçalves de Freitas e um mecânico apenas identificado como Gabriel.

Ainda de acordo com a Funai, a equipe realizava uma inspeção de pistas de pouso na região do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque.

Por meio do Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico Amazônico, um SC-105 Amazonas, do 2º/10º GAV - Esquadrão Pelicano, decolou ontem (17), de Santarém, no Pará, para auxiliar nas buscas, que acontecem também no período noturno, com o auxílio de óculos de visão noturna (NVG).

O EC120B pertencia à empresa Sagres, contratada pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) do Amapá e do norte do Pará. Segundo o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB) da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o helicóptero estava em situação regular.

Por André Magalhães
Publicado em 18/08/2023, às 11h35


Mais Notícias