Exercício conjunto (Excon) Tápio está sendo realizado na base aérea da capital do Mato Grosso do Sul
A Força Aérea Brasileira iniciou ontem (14), na base aérea de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, o Exercício Conjunto Tápio.
A operação, que ocorrerá até o dia 1.º de setembro, está em sua sexta edição e neste ano estarão inclusos 13 esquadrões da FAB e demais unidades, além de aproximadamente 30 aeronaves, como os caças A-29 Super Tucano e A-1M AMX, os helicópteros H-60 Black Hawk e H-36 Caracal e os aviões de alerta aéreo e reconhecimento E-99 e R-99.
O treinamento conta com a participação da Marinha, Exército e da Guarda Aérea Nacional de Nova York.
#Tápio2023 | O Exercício Conjunto (EXCON) Tápio mobiliza 13 esquadrões e cerca de 30 aeronaves da FAB, na Base Aérea de Campo Grande (BACG). Até o dia 1º de setembro, mais de 700 militares participam das missões que têm como objetivo o desenvolvimento doutrinário de táticas… pic.twitter.com/X4LMJcksjK
— Força Aérea Brasileira 🇧🇷 (@fab_oficial) August 14, 2023
“O Excon Tápio promove o entendimento mútuo, a confiança e a interoperabilidade entre os participantes, convergindo esforços para o incremento da capacidade das Forças Armadas Brasileiras”, relata Eric Breviglieri, brigadeiro e comandante da base de Campo Grande.
O efetivo será de 700 militares das três forças armadas. Para a mobilização até a localidade, foram empregados, pela primeira vez na capital sul mato-grossense, o C-30 do esquadrão Corisário, sediado na base aérea do Galeão, no Rio de Janeiro.
“Com o KC-30 pudemos facilitar as operações aéreas, uma vez que ele possui grande capacidade de transporte logístico, o que amplia a nossa flexibilidade tática. Assim, para essa a referida mobilização, foram transportados mais de 400 passageiros e 7 toneladas de carga", disse Rafael de Oliveira Bertholdo, major e piloto da aeronave.
O treinamento contará com operações de reconhecimento aeroespacial, de infiltração aérea, de busca e salvamento em combate, de apoio aéreo aproximado, de operações noturnas (com óculos NVG), de lançamento de cargas e paraquedistas e de evacuação aeromédica.
Redação
Publicado em 15/08/2023, às 13h50
+lidas