AERO Magazine
Busca

Exercício conjunto

FAB inicia operação aérea no Mato Grosso do Sul

Exercício conjunto (Excon) Tápio está sendo realizado na base aérea da capital do Mato Grosso do Sul


C-30 da FAB operou pela primeira vez em Campo Grande/MS - FAB
C-30 da FAB operou pela primeira vez em Campo Grande/MS - FAB

A Força Aérea Brasileira iniciou ontem (14), na base aérea de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, o Exercício Conjunto Tápio.

A operação, que ocorrerá até o dia 1.º de setembro, está em sua sexta edição e neste ano  estarão inclusos 13 esquadrões da FAB e demais unidades, além de aproximadamente 30 aeronaves, como os caças A-29 Super Tucano e A-1M AMX, os helicópteros H-60 Black Hawk e H-36 Caracal e os aviões de alerta aéreo e reconhecimento E-99 e R-99.

O treinamento conta com a participação da Marinha, Exército e da Guarda Aérea Nacional de Nova York.

“O Excon Tápio promove o entendimento mútuo, a confiança e a interoperabilidade entre os participantes, convergindo esforços para o incremento da capacidade das Forças Armadas Brasileiras”, relata Eric Breviglieri, brigadeiro e comandante da base de Campo Grande.

O efetivo será de 700 militares das três forças armadas. Para a mobilização até a localidade, foram empregados, pela primeira vez na capital sul mato-grossense, o C-30 do esquadrão Corisário, sediado na base aérea do Galeão, no Rio de Janeiro.

“Com o KC-30 pudemos facilitar as operações aéreas, uma vez que ele possui grande capacidade de transporte logístico, o que amplia a nossa flexibilidade tática. Assim, para essa a referida mobilização, foram transportados mais de 400 passageiros e 7 toneladas de carga", disse Rafael de Oliveira Bertholdo, major e piloto da aeronave.

O treinamento contará com operações de reconhecimento aeroespacial, de infiltração aérea, de busca e salvamento em combate, de apoio aéreo aproximado, de operações noturnas (com óculos NVG), de lançamento de cargas e paraquedistas e de evacuação aeromédica.

Redação
Publicado em 15/08/2023, às 13h50


Mais Notícias