AERO Magazine
Busca

Aviação de negócios

LABACE estabeleceu novo recorde de público em 2023

Feira realizada no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, recebeu mais de 17 mil pessoas, superando previsão dos organizadores


Falcon 2000 em exposição estática no aeroporto de Congonhas
Falcon 2000 em exposição estática no aeroporto de Congonhas

A edição deste ano da LABACE (Latin American Business Aviation Conference & Exhibition),  recebeu um público recorde de 17.342 ao longo dos três dias de exposição, superando em 26% a marca anterior que pertencia ao ano de 2022.

O evento realizado no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, entre os dias 8 e 10 de agosto, contou com a participação de mais de 120 marcas e a exposição estática de 43 aeronaves.

A feira organizada pela ABAG (Associação Brasileira de Aviação Geral) e realizada há 18 anos, atraiu visitantes de todo o país e do exterior.

A LABACE também discutiu temas relevantes para o setor, incluindo o desenvolvimento do combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês) e dos carros elétricos (e-VTOL).

"O evento acontece em um momento em que a aviação de negócios vai muito bem em todo o mundo e abre novas perspectivas para todas as áreas", destaca Flávio Pires, CEO da ABAG.

Segundo ele, a organização apostou em um evento mais sofisticado, focado exclusivamente no público de aviação corporativa e executiva, e o resultado foi bastante positivo.

Entre junho de 2022 e junho 2023, a frota de turboélices no mercado brasileiro cresceu 12,7%; enquanto a quantidade de jatos executivos aumentou 7% na comparação anual, acompanhando alta de 7% da frota de helicópteros, em meio a retomada das operações offshore.

O número de aeronaves de negócios em operação no Brasil totaliza 9.696 unidades, incluindo turboélices, jatos, aviões com motores convencionais e helicópteros. O país conta com mais de quatro mil pontos de pouso e decolagem dedicados ao segmento.

Para comparação, pouco mais de 100 aeroportos são atendidos pela aviação comercial, sendo que dos 5.500 municípios brasileiros, apenas 130 recebem voos comerciais.

Por Wesley Lichmann
Publicado em 17/08/2023, às 19h32


Mais Notícias