Azul apresenta plano para oferecer voos dedicados ao transporte de passageiros e cargas em São José dos Campos
A Azul Linhas Aéreas pretende retomar seus voos em São José do Campos, após quatro anos, disse a companhia em apresentação realizada ontem (16), em evento de logística na cidade do interior do paulista.
A intenção da empresa é utilizar os aviões regionais da Azul Conecta em voos dedicados tanto para o transporte de passageiros como de cargas, a partir do aeroporto Professor Urbano Stumpf, em São José dos Campos.
Os voos seriam operados com os Cessna Grand Caravan, com capacidade para transportar até nove passageiros e dois tripulantes, ou quando convertidos em cargueiro, possuem capacidade para até 1600 kg.
Sem detalhar rotas e seus itinerários, a Azul pretende facilitar o acesso aos seus destinos através de conexões oferecidas nos seus hubs nos aeroportos de Viracopos, em Campinas; e Confins, em Belo Horizonte.
Além de ampliar a conectividade na região do Vale do Paraíba, a companhia fornecerá soluções logísticas nas operações cargueiras. Entre os diferenciais apresentados pela empresa está a licença para o transporte de órgãos, fármacos e materiais perigosos.
"Vamos dar a possibilidade de embarcadores saírem de São José para todas as localidades do Brasil, sendo que no Centro-Oeste até a região Sul conseguimos fazer ida e volta no mesmo dia", destaca Cesar Merigo, gerente comercial da Azul Conecta.
A Azul suspendeu suas operações em São José dos Campos em 2020, até o encerramento das atividades eram oferecidos serviços para o Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
O aeroporto Professor Urbano Stumpf foi privatizado em novembro do ano passado, e tem sido utilizado somente para voos de carga.
A Latam oferece duas frequências semanais entre Miami e São José dos Campos. A rota operada com o Boeing 767-300F, permite o transporte de até 55 toneladas de carga por voo.
A ligação com a cidade norte-americana facilita as importações na região do Vale do Paraíba, pois o aeroporto de Miami é um centro de conexões (hub) que conecta cargas aéreas provenientes de outras localidades nos Estados Unidos e na Europa.
Por Wesley Lichmann
Publicado em 17/08/2023, às 15h20
+lidas