AERO Magazine
Busca

Labace 2023

Azul Conecta apresenta novo motor híbrido-elétrico na Labace 2023

Motor híbrido-elétrico AMP-H570 poderá ser adotado em até seis Cessna Grand Caravan da Azul Conecta


O novo motor não comprometerá a capacidade de passageiros e de cargas da frota da companhia aérea - Aena Brasil/Divulgação
O novo motor não comprometerá a capacidade de passageiros e de cargas da frota da companhia aérea - Aena Brasil/Divulgação

A Azul Conecta apresentou ao público durante a Labace 2023 o motor híbrido-elétrico AMP-H570 da Ampaire, destinado a operação no Cessna Caravan.

A subsidiária da Azul Linhas Aéreas, que está participa pela primeira vez do evento, anunciou a intenção de remotorizar até seis de seus Cessna Grand Caravan para o padrão Eco Caravan, substituindo o tradicional motor Pratt & Whitney PT6 pelo AMP-H570.

motor híbrido-elétrico
Foto: Azul Linhas Aéreas/Divulgação.

O motor exposto veio da Alemanha para ser apresentado ao mercado brasileiro e faz parte do planejamento Azul de reduzir as emissões de carbono em seus voos.

Embora seja um projeto ainda em fase experimental, a Ampaire acredita que o AMP-H570 terá um consumo de combustível até 70% menor quando comparado aos motores turboélices em serviço.

Um dos destaques do AMP-H570 é manter o mesmo desempenho, sem prejuízo à capacidade de carga e de passageiros.

Por ora, a mudança no propulsor do Caravan ainda depende da certificação plena do novo AMP-H570 e das validações operacionais.

Segundo o fabricante, a mudança no conjunto motopropulsor não exige grandes alterações estruturais, mas é necessário uma completa atualização nos sistemas, em especial no software da aviônica, que passa a contar com dados de um motor completamente novo.

A Labace 2023 começou nesta terça-feira (8) e vai até quinta-feira (10), no aeroporto de Congonhas (CGH), em São Paulo.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 08/08/2023, às 15h56


Mais Notícias