A Gulfstream lançou o G300, novo jato executivo supermidsize que substituirá o G280
A Gulfstream anunciou na última terça-feira (30), o lançamento do Gulfstream G300, jato executivo supermidsize que substituirá o atual G280. O modelo integra a nova geração de aeronaves do fabricante e contará com janelas panorâmicas ovais e o cockpit Harmony Flight Deck, desenvolvido com aviônicos de última geração para elevar a segurança e a eficiência operacional.
O anúncio ocorreu durante um evento realizado em Savannah, nos Estados Unidos. Na ocasião, Mark Burns, presidente da Gulfstream, apresentou uma maquete em escala real do G300 e divulgou imagens da primeira aeronave em produção.
“Alimentados por uma década de investimentos e pela nossa visão de futuro, oferecemos a mais inovadora família de aeronaves executivas”, disse Burns. “O segmento supermidsize é estratégico para nossos clientes, e o G300 trará tecnologia avançada, maior segurança e o padrão de conforto característico da Gulfstream.”
View this post on Instagram
O G300 foi projetado para conciliar alcance intercontinental com capacidade de operar em pistas curtas. A aeronave cobre 3.600 milhas náuticas (6.667 km) a Mach 0.80 ou 3.000 nm (5.556 km) a Mach 0.84.
O jato pode voar até 45.000 pés (13.716 m), mantendo altitude de cabine de 4.800 pés (1.463 m) a 41.000 pés (12.497 m), a mais baixa da categoria. O sistema de purificação por ionização de plasma garante ar 100% renovado a bordo.
Com o maior comprimento de cabine da classe supermidsize, o G300 oferece dois ambientes distintos e capacidade para até dez passageiros. O modelo conta com dez janelas panorâmicas ovais Gulfstream e sistema de renovação de ar contínua, reforçando os atributos de conforto e bem-estar durante voos de longa duração.
A nova suíte de aviônicos é composta por seis telas sensíveis ao toque e recursos de inteligência de fase de voo. O sistema de Visão Sintética (SV-PFD) fornece imagens tridimensionais de pistas e terreno, enquanto o Predictive Landing Performance System calcula em tempo real a distância necessária para frenagem segura na pista.
O G300 é equipado com motores Honeywell de alta potência, associados à asa limpa e varrida da Gulfstream, otimizando a eficiência aerodinâmica e reduzindo o consumo de combustível.
“O programa do G300 está avançando de forma consistente e já está próximo de se tornar realidade para clientes que buscam superar as expectativas na categoria supermidsize”, disse Mark Burns.
O fabricante já acumula quase 22.000 horas de ensaios em seus laboratórios de integração, que incluem a plataforma Iron Bird. O programa também contabiliza cerca de 2.000 horas de testes em solo na primeira aeronave produzida, enquanto outras duas unidades de teste estão em fase de fabricação.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 01/10/2025, às 09h27
+lidas