Novo Learjet 75 Liberty oferece cabine com novo layout e maior alcance
A Bombardier anunciou o lançamento do Learjet 75 Liberty, que oferece maior espaço que os modelos anteriores. A aeronave conta com apenas seis assentos, o que permitiu instalar uma nova classe de cabine, ao mesmo tempo que reduziu o preço final em US$ 3 milhões. O valor do modelo básico é de US$ 9,9 milhões, com as primeiras entregas previstas para 2020.
A expectativa da Bomabrdier é que o novo layout de cabine e o menor preço possa impulsionar um novo segmento de compradores, já que o Learjet tem assistido um declínio constante nas entregas nos últimos cinco anos. Em 2018 foram produzidas apenas doze aeronaves da família Learjet, de acordo com dados do GAMA.
A versão Liberty substituiu dois assentos na cabine dianteira, reduzindo a capacidade para um total de seis assentos, permitindo que os quatro assentos traseiros sejam colocados em uma configuração de club seat.
A performance que fez a história do modelo continua inalterada, mantendo o teto de cruzeiro de 51.000 pés (15.000 m) e os dois motores Honeywell TFE731-40BR oferecem empuxo de 76,42 kN (3.850 lbf), cada, o que permitiu manter o cruzeiro de alta velocidade em Mach 0,79,. Mas a redução no peso, com a retirada de dois assentos, ofereceu um ligeiro acréscimo no alcance chegando a 2.080 nm, um extra de 40 nm, já com reservas NBAA IFR.
A Bombardier também atualizou o cockpit na versão Liberty, instalando a suíte de aviônicos Garmin G5000, que adicionam uma série de novos recursos e melhoram a consciência situacional. A suíte G5000 é utilizada por diversos rivais, inclusive aeronave de categorias superiores.
A Bombardier também manterá a versão padrão de oito assentos, como opcional para clientes que necessitam de maior capacidade.
ASSINE AERO MAGAZINE COM DESCONTO
Por Santiago Oliver | Imagens: Divulgação
Publicado em 03/07/2019, às 14h30 - Atualizado às 15h20
+lidas