AERO Magazine
Busca

Revisão total

Boeing encontra mais uma possível falha de produção no 787

Produção do modelo está passando por profunda análise para evitar qualquer tipo de problema nos aviões


Boeing 787-10 em voo

Nos últimos meses a Boeing encontrou uma série de falhas nos processos de produção do 787 

A Boeing iniciou uma investigação para apurar se as janelas de algumas unidades do 787 Dreamliner atendem aos padrões industriais e de material exigidos. A análise engloba algumas aeronaves entregues no ano passado.

A auditoria interna ocorreu após um lote especifico de janelas da cabine terem sofrido uma suposta mudança nos processos de produção. A Boeing não divulgou quais janelas do cockpit fazem parte deste lote, nem quais os potenciais riscos que podem acarretar no voo.

Atualmente o fabricante trabalha com seus fornecedores para conduzir uma profunda autoria em uma série de processos de produção de componentes. Ainda que a eventual mudança no processo de produção das janelas não represente necessariamente um risco, a Boeing quer garantir a rastreabilidade de todos os componentes, incluindo como são projetados e construídos.

É usual ao longo do tempo alguns componentes sofrerem aperfeiçoamentos na forma como são produzidos, e tais mudanças exigem a comunicação dos órgãos reguladores e dos fabricantes de aeronaves. Mudanças significativas podem significar uma nova certificação do componente.

Recentemente a Boeing também detectou falhas estruturais em algumas unidades do 787 produzidas no ano passado, incluindo a aplicação de um torque superior ao especificado durante a fixação de alguns componentes. O problema obrigou a paralisação de oito aeronaves que estavam voando no mundo, para uma análise da integridade do avião.

A FAA, a agencia de aviação civil dos Estados Unidos, ainda emitiu um boletim especial após a descoberta de possíveis problemas com o piloto automático da aeronave.

Mesmo com a auditoria de componentes a Boeing garante que não haverá mudanças no seu cronograma de entregas para este ano e apesar de prejuízos milionários e a transferência completa da linha de montagem do 787 para North Charleston, na Carolina do Sul.

Por Gabriel Benevides
Publicado em 18/03/2021, às 16h00 - Atualizado às 17h58


Mais Notícias