Concorrência alemã de 5,6 bilhões de euros para compra de novo helicóptero pesado une Airbus e Boeing
A Boeing e a Airbus se uniram para competir no projeto de requipamento de helicópteros pesados da Alemanha. O programa Schwerer Transporthubschrauber (STH, na sigla alemã) prevê a compra de até 60 novos helicópteros de grande porte, avaliados em mais de 5,6 bilhões de euros.
O Memorando de Entendimento (MoU) assinado entre a Boeing e Airbus prevê uma parceria para promover o CH-47F Block II na competição, que será designado H-47 Chinook. Além da nomenclatura padrão da Airbus, que utiliza a letra H em sua linha de asas rotativas, o modelo receberá uma série de itens adicionais para se tornar competitivo no projeto alemão.
Atualmente o H-47 Chinook tem como principal rival o também norte-americano CH-53 King Stallion, produzido pela Sikorsky, uma empresa do grupo Lochkeed Martin. Recentemente a empresa venceu duas importantes licitações na Alemanha, a primeira com o C-130J Super Hercules e na sequência com o F-35A.
A expectativa é que o vencedor do programa STH seja conhecido nos próximos meses, com as aeronaves entregues até 2031.
A Alemanha ampliou seus gastos com defesa após a invasão russa na Ucrânia, adicionando no orçamento destinado a compras militares um total imediato de 100 bilhões de euros. Entre as compra atuais do país, realizadas antes mesmo da crise militar na Europa, estão os F/A-18 Super Hornet, da Boeing; os F-35 da Lockheed Martin; além de avaliar a compra de novos caças Eurofighter Typhoon.
Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 28/03/2022, às 17h56
+lidas