AERO Magazine
Busca

F-15QA Ababil

Boeing apresenta novo F-15 destinado ao Catar

Aeronave apresenta uma evolução na família de caças e ampliará a parceria dos EUA no Oriente Médio


Boeing F-15QA do Qatar

F-15QA recebeu nome de batismo em homenagem a ave mitológica do islã

A Boeing apresentou a nova variante do F-15, que será destinada a força aérea do Catar, que é uma evolução dos F-15E. O modelo foi batizado de F-15QA Ababil, em referência a ave mitológica no islã.

Durante a cerimônia de roll-out, a Boeing confirmou que deverá entregar os primeiros aviões até o final de 2021. Os pilotos da força aérea do Catar estão passando por intenso treinamento, e deverão concluir o processo semanas antes do recebimento dos caças.

O Catar encomendou 36 aviões da versão F-15QA, com opção para mais 36 unidades, em um contrato avaliado em mais de US$ 12 bilhões (R$ 62 bilhões). As aeronaves ficarão alocadas na base aérea de Al Udeid, em instalações que estão sendo construídas com apoio da Boeing, com expectativa de serem completamente finalizadas até 2024.

O F-15QA é a mais recente versão do veterano e poderoso caça norte-americano, sendo equipado com uma nova geração de controle de voo fly-by-wire, aviônica integralmente digital, assim como novos sensores e radares.

“Impulsionada pela engenharia digital e fabricação avançada, essas aeronaves representam um salto transformacional para o F-15. O F-15QA aumentará a superioridade do QEAF com mais velocidade, alcance e carga útil do que qualquer caça no mundo”, comentou Prat Kumar  vice-presidente da Boeing para o programa F-15.

A venda do F-15 para o Catar está alinhado a uma nova estratégia dos Estados Unidos, que voltou sua atenção ao país como forma de ampliar a coalizão no Oriente Médio, especialmente após as tensões crescentes com o Irã, além de crises internas na Turquia, Iraque, entre outros.

“O lançamento do F-15QA é importante não apenas em termos de capacidade, mas também em termos da parceria aprimorada que representa. A relação que os Estados Unidos compartilham com o Catar é crítica para a estabilidade e segurança da área de responsabilidade do comando central”, disse o general Greg Guillot, comandante da 9ª força aérea dos Estados Unidos. “É um privilégio e uma honra estar ao lado de nossos colegas do Catar hoje e todos os dias”.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 27/08/2021, às 13h00 - Atualizado às 13h59


Mais Notícias