Boeing 737 MAX 8 lidera vendas, seguido pela maior versão do popular avião de fuselagem estreita, o MAX 10
A Boeing divulgou ontem (08), pela primeira vez detalhes das vendas de sua popular família de aviões 737 MAX. A carteira de pedidos da aeronave de fuselagem estreita acumula 4.339 encomendas não atendidas.
As vendas do 737 MAX estão concentradas na versão base MAX 8 com pedidos não atendidos para 2.751 exemplares, seguido pela variante de alta densidade MAX 8200 que acumula 344 encomendas.
Com 965 entregas já realizadas, o MAX 8 e sua versão de alta densidade representam 71% dos acordos da família 737 MAX.
Ainda em processo de desenvolvimento, o MAX 10 possui 810 encomendas, sendo a segunda aeronave mais vendida da família com 19% de participação, mostrando a importância de sua entrada em serviço em meio ao processo de certificação junto a agência de aviação norte-americana (Federal Aviation Admnistration – FAA, na sigla em inglês).
Maior aeronave do programa, com capacidade para transportar até 230 passageiros, o MAX 10 é o concorrente direto do A321neo. O jato com versões de longo alcance -LR e ultralongo alcance -XLR detém 62% das vendas da família Airbus A320neo.
Também aguardando sua certificação, o MAX 7 tem 297 pedidos, com 192 aviões destinados à Southwest Airlines.
As vendas do MAX 9 contemplam 137 unidades, ou 3% de participação, já que vários clientes converteram seus pedidos para a variante -10.
A família 737 MAX acumula 5.615 pedidos para mais de 75 clientes, com 1.276 entregas já realizadas.
Em julho, a Boeing entregou 43 aviões para 22 clientes e obteve pedidos para 52 aviões. No acumulado do ano, a empresa entregou 309 aeronaves e fechou compromisso para 467 novos jatos.
Por Wesley Lichmann
Publicado em 09/08/2023, às 11h18
+lidas