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Ajustes técnicos

Boeing aumentou o comprimento da fuselagem do 777-8

Boeing ajusta especificações técnicas na menor versão da família 777X, aumentado a capacidade para até 395 passageiros


Boeing aumentou em 1,1 metro comprimento da fuselagem do 777-8 - Boeing
Boeing aumentou em 1,1 metro comprimento da fuselagem do 777-8 - Boeing

Sem divulgar detalhes ao mercado, a Boeing promoveu ajustes nas especificações do Boeing 777-8, aumentando a capacidade do avião em uma configuração típica de 384 para até 395 passageiros.

De acordo com dados da Boeing, a menor versão da família 777X passa a ter agora comprimento de 70,86 metros ante 69,79 metros previstos no projeto inicial. As alterações foram observadas pelo jornalista Max Kingsley-Jones.

As dimensões atuais da versão -8 são idênticas ao da variante cargueira 777-8F. Mesmo com as alterações no tamanho da fuselagem, o alcance do 777-8 foi aumentado de 16.170 quilômetros para 16.190 quilômetros, indicando melhorias no seu peso máximo de decolagem.

O redesenho do 777-8 indica que o avião será entregue depois da versão cargueira, já que a Boeing priorizou o desenvolvimento da variante dedicada ao transporte de carga.

A carteira de pedidos da família 777X acumula compromissos para 383 aviões, sendo 304 pedidos para o 777-9 e apenas 24 unidades são da versão -8, incluindo 16 para Emirates e oito para a Etihad. Além de 55 encomendas para o 777-8F.

A atualização no projeto do 777-8 é uma tentativa da Boeing em fechar novos contratos e manter as vendas atuais com a Emirates. Nos últimos anos, a companhia com sede em Dubai tem alterado seus pedidos do 777X.

A Emirates maior operadora atual do 'Triplo Sete' e principal cliente do 777X tem criticado os consecutivos atrasos e problemas do programa. O pedido original da companhia aérea com sede em Dubai incluia pedidos para 150 aeronaves, incluindo 35 777-8 e 115 777-9, além de 50 opções. 

Diante das circunstâncias, a Emirates reduziu seu compromisso para 126 aviões como parte de um acordo que levou a companhia a encomendar 30 787 Dreamliner

A Boeing acredita que a agência de aviação civil norte-americana (FAA, na sigla em inglês) certifique o 777-9 em 2025. De acordo com Tim Clark, CEO da Emirates, a transportadora espera receber sua primeira aeronave no quarto trimestre de 2025.

Além da Emirates, Air India,  All Nippon Airways, British Airways, Cathay Pacific, Etihad, Lufthansa, Qatar Airways e Singapore Airlines possuem pedidos para o 777X.

Por Wesley Lichmann
Publicado em 08/08/2023, às 01h01


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