AERO Magazine
Busca

Herói do rio Hudson

Biden anuncia o piloto que pousou no rio Hudson para o conselho da ICAO

Comandante Sully ficou mundialmente famoso após "amerissar" com segurança um Airbus A320 em Nova York


Cap Sully

Comandante Sully (ao centro) com o passageiro Alberto Panero, um dos sobreviventes do pouso de emergência

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou o comandante Chesley Burnett Sullenberger, mais conhecido como Sully, para o cargo de conselheiro na Organização Internacional de Aviação Civil (ICAO, na sigla em inglês).

Conhecido como o Herói do Rio Hudson, Sully será representantes dos Estados Unidos na ICAO, atuando de forma ativa em decisões importantes da organização e nos interesses do país. 

No dia 15 de janeiro de 2009, Sully estava no comando de um Airbus A320 que cumpria o voo 1549 da US Airways. Menos de seis minutos após decolar do aeroporto de La Guardia, em Nova York, o avião colidiu com um bando de gansos canadenses, que foram sugados pelos dois motores que entraram em colapso e perderam completamente a potência.

Airbus A320 no Rio Hudson

Após seis minutos de voo o AIrbus A320 da US Airways pousou em segurança no rio Hudson, em Nova York

Sem poder retornar ao aeroporto de partida, o comandante Sully optou por realizar um pouso de emergência sobre o rio Hudson, em um dia de temperatura próximo aos zero graus Celsius. O pouso bem-sucedido permitiu que todos os 155 ocupantes do avião saíssem ilesos, o que acabou lhe rendendo diversas condecorações, e até mesmo um filme com os detalhes do caso.

Antes de se tornar piloto de linha aérea, Sullenberger foi piloto na força aérea dos Estados Unidos (Usaf), sendo responsável inclusive por uma série de investigações de acidentes militares, além de acumular vasta aexperiência relacionada a comportamento dinâmico dos aviões. Após o famoso pouso no rio Hudson, Sully anunciou a sua aposentadoria, em março de 2010, aos 59 anos.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por Gabriel Benevides
Publicado em 18/06/2021, às 09h13 - Atualizado às 10h09


Mais Notícias