Cessna Grand Caravan usados em voos regionais da Azul serão equipados com motores elétricos desenvolvidos em conjunto com a Surf Air Mobility
A Azul Linhas Aéreas e a empresa norte-americana de voos regionais semiprivados Surf Air Mobility, assinaram hoje (21), um acordo para o desenvolvimento de aviões com motores elétricos.
O trabalho conjunto auxiliará os planos da Azul em atualizar seus Cessna 208 Grand Caravan com motores totalmente elétricos, reduzindo os custos operacionais em até 50% e eliminando a emissão de carbono.
A intenção da empresa é substituir o tradicional Pratt & Whitney PT6 que impulsionam o Grand Caravan."A parceria entre as duas empresas será crucial para desenvolver e implementar, de forma bem-sucedida, essas inovações", disse Flavio Costa, presidente da Azul Conecta.
Além de mellhorar as operações e de atender as metas de sustentabilidade, o motor pode estimular a abertura de novas rotas, hoje não viáveis com aeronaves impulsionadas por combustão.
A Azul possui atualmente 27 exemplares do Grand Caravan em sua frota, utilizados em voos regionais de passageiros, além de operações dedicadas ao transporte de cargas.
Stan Little, CEO da Surf Air Mobility, disse que "com o apoio da Azul, acreditamos que poderemos acelerar ainda mais o processo de certificação e levar a tecnologia ao mercado com mais rapidez e segurança".
A empresa com sede no aeroporto de Hawthorne, em Los Angeles, nos Estados Unidos, será a pioneira na utilização do monomotor híbrido batizado de Eco Caravan, e pretende iniciar as operações com passageiros ainda no primeiro semestre do ano que vem.
Por Wesley Lichmann
Publicado em 21/11/2023, às 14h30
+lidas