AERO Magazine
Busca

Inovação em grande escala

Cessna fecha pedido para versão híbrida elétrica do Grand Caravan

Textron Aviation confirma pedido da Surf Air para 20 aviões da versão híbrida do turboélice utilitário Cessna Grand Caravan


Novo motor do Cessna Grand Caravan é fornecido pela Ampaire - Divulgação
Novo motor do Cessna Grand Caravan é fornecido pela Ampaire - Divulgação

A Textron Aviation confirmou hoje (26), que a empresa norte-americana de voos regionais semiprivados Surf Air , realizou o depósito para os primeiros 20 aviões da versão elétrica híbrida do utilitário Grand Caravan.

A entrega dos novos Cessna 208 Grand Caravan EX está programada para começar a partir do primeiro semestre de 2024. A aquisição faz parte do pedido firmado pela Surf Air em julho de 2021, e compreende 100 unidades do turboélice com opções para 50 exemplares adicionais.

Apoiada pela reedução dos custos operacionais da versão elétrica, a transportadora com sede Hawthorne, Califórnia, pretende ser a primeira grande operadora dos Caravans híbridos. 

Batizado de Eco Caravan, o motor AMP-H570 é desenvolvido pela Ampaire, e segue um conceito similar usado atualmente pela indústria automobilística.

Ainda em processo de certificação, a tecnologia reduzirá as emissões e os custos operacionais em até 25%, mantendo a capacidade da variante padrão. A Ampaire tem como meta certificar o AMP-H570 até o final deste ano, com o início do voos com passageiros previsto para meados de 2024.

Por Wesley Lichmann
Publicado em 26/09/2023, às 11h05


Mais Notícias