AERO Magazine
Busca

Operação Covid-19

Aviões da FAB voam mais de 600 horas de voo em apoio ao Amazonas

Operação humanitária tem transportado oxigênio para Manaus e removido pacientes


C-99 da FAB em apoio a operação Covid-19

Aviões da FAB estão apoiando o transporte de pacientes em estado grave para hospitais de todo o Brasil 

No último domingo (24) a da Força Aérea Brasileira (FAB) realizou um total de 633 horas de voo em apoio a missão humanitária no estado do Amazonas. Foram transportadas aproximadamente 760 toneladas de insumos hospitalares, incluindo tanques de oxigênio líquido e cilindros de oxigênio.

Apenas no dia 24 a FAB realizou três voos emergenciais para Manaus. Na tarde de domingo, às 18h15, um C-130 Hercules partiu de Brasília com oito tanques de oxigênio líquido para Manaus, seguindo de um KC-390 Millennium que decolou às 20h02 com outros nove tanques. Horas antes, ainda na madrugada, um primeiro C-130 partiu da capital Federal transportando oito tanques de oxigênio líquido para o Amazonas.

Os esforços da FAB ainda incluem o transporte de pacientes, respiradores, medicamentos e usinas de oxigênio para o combate ao novo coronavírus, que criou uma nova onda de mortes na região metropolitana de Manaus.

Os C-130 Hercules da FAB continuam apoiando o envio de oxigênio para Manaus

Os C-105 do Primeiro Esquadrão do Décimo Quinto Grupo de Aviação (1°/15°GAV) – Esquadrão Onça, está realizando o transporte oxigênio para Manaus e cidades da região. No sábado (23), entre outras missões, o Esquadrão Onça transportou 54 cilindros de oxigênio, em um intervalo de 24 horas. Aproveitando seu deslocamento os C-105 do Esquadrão Onça ainda removeu enfermos para outros estados, com maior capacidade de atendimento emergencial.

Durante dez dias de ações as aeronaves da FAB realizaram dezessete voos de transporte de pacientes. Essa ação, que iniciou no dia 15 de janeiro, já deslocou 248 pessoas em estado grave para as cidades de Teresina, São Luís, João Pessoa, Natal, Goiânia, Brasília, Belém, Vitória, Maceió, Recife e Uberaba.

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 27/01/2021, às 16h30 - Atualizado às 16h37


Mais Notícias