Projeto prevê atualização da família atual, mas não descarta no futuro um projeto totalmente novo
A ATR deverá revelar um novo turbo-hélice regional no intervalo de até três meses. O fabricante europeu avalia uma versão aprimorada dos atuais modelos ATR 72, que pode receber novos motores e refinamentos aerodinâmicos, além de atualizações no interior e no cockpit.
Todavia, o ATR não se comprometeu em avaliar um projeto completamente novo (clean-sheet), visto os elevados custos de desenvolvimento e a incerteza com o futuro do mercado.
“Estamos estudando diferentes alternativas e, juntamente com nossos acionistas, anunciaremos o próximo passo quando isso for alcançável com um cronograma sólido o suficiente para ser divulgado ao público”, disse Stefano Bortoli, executivo chefe da ATR, durante apresentação dos resultados de 2021.
Atualmente o fabricante busca tornar seus aviões mais responsáveis ambientalmente, com foco na descarbonização do setor, algo considerado fundamental nos mercados europeus. Uma das iniciativas é a adoção do novo motor Ptarr & Whitney Canada PW127XT, que oferecerá uma economia de até 3% no consumo de combustível. Além disso, prevê ainda avançar ao longo dos próximos meses para certificar a família ATR 42 e ATR 72 para operação apenas com combustível renovável de aviação (SAF, na sigla em inglês).
Ainda que tenha afirmado trabalhar em um lançamento para o curto prazo, Bortoli não detalhou o que deverá ser anunciado e nem uma data. “É algo para comunicar nos próximos dois a três meses”, disse.
A ATR ainda confirmou que, por ora, não existe planos de um avião completamente novo. Entre as justificativas está a boa aceitação dos modelos atuais no mercado, somado a incertezas sobre o futuro do transporte aéreo. Existem questões quanto aos combustíveis e propulsão em aberto, mas que devem ditar o futuro dos projetos no médio prazo.
“Continuaremos a ouvir nossos clientes e, se e quando eles solicitarem um produto totalmente novo, responderemos a essa necessidade”, completou Bortoli.
Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 14/02/2022, às 17h00
+lidas