Modelo encontra seu primeiro cliente e fecha acordo com grupo de transporte do Quênia
A conversão do A320 na versão cargueira continua obtendo bons resultados no mercado. A ST Engineering obteve um contrato de arrendamento para cinco A320 P2F com o Grupo Vaayu, do Quênia.
A empresa africana será o primeiro cliente do A320P2F, que amplia a família de modelos da Airbus convertidos para a versão cargueira.
O novo A320P2F pode acomodar dez contêineres ULD no piso principal com uma única posição de palete, com mais sete ULD nos porões. A carga útil totaliza mais de 21 toneladas, com alcance de aproximadamente 1.800 nm (3.330 km), enquanto com carga útil de 17 toneladas o alcance sobe para 2.560 nm (4.740 km).
A ST Engenharia realiza as conversões no Seletar Aerospace Park, em Singapura. O primeiro avião realizou seu voo inaugural em inaugural no dia 8 de dezembro, passando agora pela fase de certificação e validação do projeto. A modificação para o padrão cargueiro foi inicialmente aprovada sob um certificado de tipo suplementar da EASA, a agência de aviação civil da Europa.
A conversão P2F (acrônimo em inglês para Passenger To Freighter) é uma parceria entre a Airbus e a alemã ST Engineering, através da joint venture da Elbe Flugzeugwerke. O projeto P2F ainda inclui a conversão dos A321 para o mercado cargueiro, incluindo modificações na posição da porta principal, que se torna mais estreita e é deslocada para mais próximo do cockpit.
“Estamos entusiasmados por receber a Vaayu como nosso primeiro cliente arrendatário do A320P2F e pela Astral Aviation ser a primeira companhia aérea do mundo a operar essa plataforma”, disse Yip Heng Meng, vice-presidente executivo da ST Engineering e chefe de gerenciamento de ativos de aviação.
O primeiro avião convertido para versão cargo tem voou inicialmente pela Tam. O A320 foi registrado no Brasil como PR-MBB, onde operou entre 2006 e 2016, quando foi repassado para uma empresa japonesa, e dois anos depois passou a voar na Índia, encerrando sua carreira no transporte de passageiros em 2021.
Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 14/02/2022, às 16h10
+lidas