AERO Magazine
Busca

Por pouco

Explosão em motor de avião faz peças atravessarem área do aeroporto

Peça que foi lançada durante o colapso do propulsor atingiu uma oficina mecânica nas vizinhanças


Parte do rotor do motor GE FF6 de um Airbus A300

Rotor do motor CF6 de um Airbus A300 foi arremeçado para fora do aeroporto de Bogotá

Na madrugada da última quinta-feira (11/03), um Airbus A300-B4 da venezuelana Transcarga International Airlines sofreu uma pane em um dos motores, fazendo parte dos componentes serem lançados em alta velocidade para fora da área do aeroporto.

O avião se preparava para decolar de Bogotá, na Colômbia, rumo à cidade venezuelana de Maiquetía, quando uma explosão no motor obrigou a tripulação a abortar a decolagem. Um dos discos do rotor se partiu e com a alta velocidade atravessou cerca de segurança do aeroporto e atingiu a porta de uma oficina nas proximidades, sem deixar nenhum ferido.

Testemunhas disseram que a peça chegou a passar a poucos metros de um motociclista que trafegava nas proximidades do aeroporto. O incidente ocorreu às 00h30 (horário local), e segundo o Aerocivil, o regulador aéreo colombiano, foi aberta uma investigação para apurar as causas do incidente e avaliar os possíveis danos causados pelos componentes no aeroporto e arredores.

Existe a possibilidade da Aerocivil solicitar que os operadores que usam aeronaves com motores GE CF6, iguais aos envolvidos no caso, realizem uma inspeção para avaliar se outras unidades do mesmo tenham uma eventual falha. O colapso com rotor é um evento raro, mas pode expelir objetos, colocando em risco a integridade de pessoas e de aeronaves em operação.

Por Gabriel Benevides
Publicado em 12/03/2021, às 18h00 - Atualizado às 18h09


Mais Notícias