ntonov An-178 enfrenta incertezas acom a guerra da Ucrânia, enquanto Embraer C-390 se consolida no mercado militar
Apresentado como potencial rival do C-390 da Embraer, o Antonov An-178, que obteve apenas um pedido firme da Polícia Federal do Peru, segue agora sem sinais de continuidade em sua produção.
Com apenas um protótipo produzido, somado à destruição da planta industrial da Antonov pela guerra com a Rússia, o programa do An-178 foi fortemente impactado e segue sem perspectivas de retomada.
A Antonov, há ao menos 30 anos, vinha passando por uma grave crise financeira e de talentos, com falta de perspectivas de sucesso comercial e dificuldades para atrair novos engenheiros e técnicos.
Ainda assim, o Antonov An-178 foi desenvolvido para atender à crescente demanda por aeronaves de transporte de médio porte, especialmente na Europa e em partes da Ásia. Seu desenvolvimento iniciou-se em 2009, e o primeiro voo ocorreu em maio de 2015. Projetado como uma alternativa ao C-130 Hercules, o An-178 tem capacidade para transportar até 18 toneladas de carga e apresenta elementos de design derivados do An-158, que teve menos de 50 unidades produzidas.
O An-178-100P foi projetado para o transporte militar e pode carregar uma ampla variedade de cargas em contêineres ou paletes, incluindo contêineres marítimos 1C. Além disso, a aeronave tem capacidade multimissão e pode transportar até 90 soldados ou 70 paraquedistas. Também pode ser configurada para evacuação médica, transportando até 48 macas ou oito módulos médicos.
Equipado com dois motores ucranianos Progress D-436-148FM, que fornecem 15.000 lbf de empuxo cada, o An-178 tem um alcance máximo de 4.200 km e velocidade de cruzeiro de até 445 nós (825 km/h). Seu peso máximo de decolagem é de 52.000 kg, enquanto a carga útil é de 18.000 kg.
Apesar de algumas similaridades com o Embraer KC-390, o avião brasileiro se destaca por sua capacidade multimissão de reabastecimento, combate a incêndios e maior capacidade de carga, podendo transportar até 26 toneladas.
Até o momento, o Antonov An-178 tem um histórico limitado de vendas. A Polícia Federal do Peru encomendou uma unidade em 2019, mas cancelou posteriormente o pedido. Em 2020, o governo ucraniano solicitou três unidades para a Força Aérea do país. No entanto, a guerra entre Rússia e Ucrânia prejudicou a produção, que já era limitada.
O programa An-178 teve uma receita total projetada de US$ 340 milhões, mas permaneceu sem avanços significativos entre 2015 e 2021. A produção foi retomada um ano antes da guerra, mas, com o conflito, voltou a ser interrompida, e a situação real do programa é desconhecida.
Por fim, o único protótipo produzido, de matrícula UR-EXP, desapareceu durante a invasão russa e ficou quase três anos sem voar, reaparecendo apenas em outubro de 2024, quando foi enviado para a Polônia, onde permanece até o momento
Por Gabriel Benevides
Publicado em 28/02/2025, às 17h24
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