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Esperança ou incerteza?

Três anos após a perda do An-225: O sonho ainda pode renascer?

Três anos depois, o legado do Mriya segue vivo, inspirando gerações e representando o auge da engenharia aeronáutica soviética e ucraniana


Antonov Airlines
Antonov Airlines

No dia 27 de fevereiro de 2022, o mundo da aviação sofreu uma grande perda com a destruição do Antonov An-225 Mriya, a maior e mais pesada aeronave já construída. O gigante dos céus foi destruído durante um ataque russo ao Aeroporto de Hostomel, na Ucrânia, nos primeiros dias da invasão russa ao país.

O An-225 Mriya, que significa "Sonho" em ucraniano, era uma peça única da engenharia aeronáutica. O avião foi desenvolvido pela Antonov na década de 1980 para transportar o ônibus espacial soviético Buran. Com seis motores e uma capacidade de carga de 250 toneladas, o Mriya tornou-se um símbolo da aviação de carga, realizando missões humanitárias e transportando cargas que nenhuma outra aeronave poderia suportar.

Sua destruição representou um duro golpe não somente na aviação, mas também para a Ucrânia e entusiastas do mundo inteiro. Além da perda histórica, o impacto econômico também foi significativo, pois a Antonov Airlines, que operava o An-225, perdeu sua aeronave mais valiosa que detinha a maior capacidade no transporte de cargas.

Desde então, a Antonov e o governo ucraniano vêm discutindo a possibilidade de reconstruir a aeronave. Em novembro de 2022, a fabricante confirmou que havia iniciado os trabalhos para construir um novo Mriya, utilizando peças e componentes recuperados da fuselagem original e de um segundo An-225 inacabado. No entanto, o custo estimado ultrapassa os US$ 500 milhões, tornando o projeto um grande desafio, ainda mais diante dos impactos financeiros da guerra contra a Rússia.

Três anos depois: o que mudou?

Antonov

Atualmente, a Ucrânia ainda enfrenta dificuldades devido à guerra em curso, o que torna a reconstrução do An-225 um objetivo distante. No entanto, o legado do Mriya continua vivo, inspirando novas gerações e lembrando o mundo da grandiosidade da engenharia aeronáutica ucraniana.

Além disso, a Antonov não está produzindo novas aeronaves, concentrando-se na manutenção e atualização de modelos existentes. A empresa também está envolvida na reconstrução de aeronaves danificadas durante o conflito.

Após três anos da destruição do An-225, muitos ainda perguntam sobre a possibilidade de uma segunda aeronave do modelo ganhar os céus, entretanto, diante das incertezas, principalmente pela indefinição do fim da guerra, ao que parece, o 'Sonho' de ver um An-225 voando novamente, parece estar distante da realidade. 

Especificações do An-225 Mriya

  • Comprimento: 84 metros
  • Envergadura: 88,4 metros (maior do que a de qualquer outra aeronave operacional)
  • Altura: 18,1 metros
  • Peso máximo de decolagem (MTOW): 640 toneladas
  • Capacidade máxima de carga: 250 toneladas
  • Motores: 6 turbofans Ivchenko-Progress D-18T
  • Velocidade de cruzeiro: 800 km/h
  • Alcance:
    • Com carga máxima: 4.000 km
    • Sem carga: 15.400 km
  • Teto operacional: 11.000 metros
  • Possuía 32 rodas no trem de pouso, permitindo pousar em diferentes tipos de pista.
  • Diferente de outros grandes cargueiros, não tinha porta traseira, apenas um nariz articulado que se abria para carregamento frontal.
  • Apenas um exemplar foi concluído e operado pela Antonov Airlines.

Por Gabriel Benevides
Publicado em 27/02/2025, às 16h38


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