AERO Magazine
Busca

Blindado rebocando

Destroços do Antonov An-225 são retirados do hangar

Após retirar os destroços do avião o presidente da Ucrânia disse que almeja construir um novo An-225 Mryia


Antonov An-225 pousou no aeroporto de Hostomel poucos dias antes da invasão russa - Divulgação
Antonov An-225 pousou no aeroporto de Hostomel poucos dias antes da invasão russa - Divulgação

Os destroços do Antonov An-225 Mriya foram retirados do hangar após quase três meses do avião ser destruído em um ataque russo. Em um vídeo que circula nas redes sociais é possível ver um blindado e um trator rebocando o que restou da parte da frente da fuselagem.

O Antonov An-225 havia pousado em Kiev poucos dias antes da invasão russa à Ucrânia. O avião passava por uma revisão de rotina quando tropas da Rússia tomaram o aeroporto de Hostomel.

Atualmente, os conflitos estão ocorrendo majoritariamente na região separatista do Donbass, no leste do país.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse que pretende construir outro An-225 em memória aos pilotos que morreram no conflito. Para além disso, o icônico avião sempre foi motivo de orgulho para o povo ucraniano.

"Queríamos construí-lo, precisávamos de US$ 800 milhões. Eu apelei ao presidente da Turquia [com] uma proposta para construir o segundo [An-225] Mriya, mas não encontramos o dinheiro. Mas neste caso, não é uma questão de dinheiro, é uma questão de ambição. Esta é uma questão da imagem do nosso país e de todos os excelentes pilotos profissionais que morreram nesta guerra”.

Saiba Mais...

A importância do avião é tão grande quanto o seu porte. Tendo em vista que o An-225 é o único exemplar, nos anos 1980 a então União Soviética tinha intenção de ter uma segunda unidade. Com o colapso do império soviético o modelo se tornou singular na aviação comercial. Desde meados anos anos 2000 o An-225 desempenhou um papel primordial para transporte de cargas ultra pesadas. O avião pode decolar com peso máximo de 600 toneladas e uma capacidade 1.300 metros cúbicos, sem igual no mercado. Além disso, seus irmãos "menores" An-124 também são amplamente utilizados em transportes especiais, normalmente de cargas indivisíveis ou com peso elevado.

O Antonov An-225 foi criado ainda durante a Guerra Fria. Embora o An-124 pudesse transportar o Buran, o ônibus espacial soviético, as autoridades optaram por um avião ainda maior. O objetivo era também ampliar a capacidade de transporte de armas nucleares de grande porte e foguetes balísticos.Na ocasião, os soviéticos tinham certeza que o programa do Ônibus Espacial (STS, na sigla em inglês) dos Estados Unidos era na verdade uma arma de guerra e espionagem.

Após o colapso da Guerra Fria, o An-225 ficou abandonado por cerca de dez anos. O avião tinha uma envergadura de 88 metros, comprimento de 84 metros e um peso máximo de decolagem de 600 toneladas, quando poderia levar cargas de até 250 toneladas.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner Promocional

Por André Magalhães
Publicado em 27/05/2022, às 10h34


Mais Notícias