Drone captura imagens da destruição de parte do aeroporto de Hostomel onde ficava o An-225
Imagens aéreas mostram a situação atual do Aeroporto de Hostomel, nos arredores de Kiev e onde ficava a base de operação da Antonov Airlines. O vídeo postado no YouTube foi realizado com drone com definição de 4K.
Uma área remota do pátio, usado como cemitério de aviões, continua praticamente intacta, com as estruturas de um An-124 e outras aeronaves, sem nenhum dano aparente. Mesmo as construções ao redor continuam intactas, demonstrando que os ataques das forças russas não avançaram para todo o sítio aeroportuário.
Todavia, o setor onde está o hangar do An-225 mostra sinais extensos de destruição e confirma as informações que o ataque ao avião ocorreu com artilharia, com as armas entrando pelo teto do hangar.
As imagens de solo anteriormente divulgadas permitem ver que ao menos três projéteis de artilharia atingiram o An-225, com um deles explodindo ao lado da seção dianteira, outro entrando pela lateral esquerda do nariz e saindo pelo lado inferior direito. Enquanto um terceiro disparo atingiu o avião entre a asa e o cockpit, causando a maior parte dos danos.
A maior parte das construções nos arredores foram atingidas pela artilharia, assim como a vizinhança do aeroporto. Os danos na infraestrutura ucraniana são orçada em centenas de bilhões de dólares e deverá consumir ao menos uma década de investimentos para ser reconstruída.
Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 01/04/2022, às 12h08
+lidas