Imagens mostram o Antonov An-225 foi completamente destruído durante combates no aeroporto de Hostomel
A triste confirmação da destruição do Antonov An-225 veio através de imagens, produzidas pela rede de televisão russa Piervy Kanal, que mostraram com clareza a situação do Mriya após ser atingido pela artilharia durante o conflito entre forças da Rússia e a Ucrânia.
Video from Hostomel of the destroyed An-225 transport aircraft. https://t.co/5JhZaKZ8LSpic.twitter.com/mnLqgKi9nM
— Rob Lee (@RALee85) March 4, 2022
No vídeo é possível constatar a destruição de toda a parte dianteira do avião, com extensos danos estruturais. O An-225 foi bastante danificado pela incêndio. A parte onde ficava o cockpit foi completamente separada do restante da aeronave. Ainda existem severos danos na asa direita.
"Agora o aeródromo é controlado por tropas aerotransportadas russas. Olhe para a situação aqui agora, não é muito seguro nos movimentarmos porque tem muitas munições da artilharia ucraniana não detonadas no chão. Eles [ucranianos] dispararam contra o aeródromo. Olha, nós entramos no hangar e que restou dele foi queimado aqui atrás, nas minhas costas. Também tem equipamentos ucranianos queimados que eles abandonaram aqui, também temos bombas ucranianas que caíram no hangar, onde estava guardado o maior avião de transporte do mundo, o Mriya [An-] 225", explicou a repórter no vídeo.
Outra imagem compartilhada nas redes sociais e publicada por AERO Magazine mostrava o Mriya em chamas, mas devido à baixa qualidade do vídeo não foi possível avaliar os danos no avião e nem definir com certeza sobre a veracidade das imagens.
Desde que foi informado por uma autoridade ucraniana que o Antonov An-225 fora destruído em meio ao conflito entre a Rússia e a Ucrânia, nenhuma imagem até então mostrava de fato o icônico avião.
O aeroporto de Hostomel servia como base para os grandes aviões da família da Antonov Company. O sítio aeroportuário fica a cerca de 25km da capital Kiev e as forças russas ainda tentam ocupar o local para utilizá-lo como base de apoio estratégico para suas aeronaves.
Por André Magalhães
Publicado em 04/03/2022, às 09h15
+lidas