AERO Magazine
Busca

Ops! Passou um tiquinho

Antonov An-124 para na grama após pousar no aeroporto de Guarulhos

Baixa visibilidade na madrugada paulista pode ter contribuído para o incidente


An-124 em GRU

An-124 possivelmente não conseguiu ver o final da pista devido ao nevoeiro em Guarulhos

O Antonov An-124, que realizava o voo ADB-3829, sofreu um incidente após o pouso no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. O gigante ucraniano parou logo após o final da pista 09L, já na área gramada.

No momento do pouso, por volta 4h50 da manhã, o aeroporto sofria com forte nevoeiro, com baixa visibilidade horizontal. O avião deveria ter saído na última taxiway, mas acabou indo parar na grama.

O avião permaneceu fora da pista por ao menos duas horas, sendo retirado pelas equipes do aeroporto por volta das 6h50 da manhã. Ainda que não tenha causado nenhum dano a aeronave nem a seus tripulantes, o incidente ainda está sob análise das autoridades aeronáuticas.

Os técnicos da Antonov Airlines, empresa aérea que opera o avião e parte do conglomerado Antonov, avaliam ainda o estado geral da aeronave. Por ora, a previsão é que o avião seguirá normalmente a sua programação. Devendo retornar ao exterior após cumprir seu cronograma em São Paulo.

Abaixo a íntegra da nota oficial da GRU Airport:

A GRU Airport, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, informa que durante o procedimento de pouso, o cargueiro Antonov 124 ultrapassou os limites da pista e parou na área de segurança da pista do aeroporto. 

Não houve feridos e a aeronave já foi removida do local, sem danos aparentes. As causas do incidente estão sendo investigadas pelo CENIPA, Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos.

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 11/05/2021, às 11h00 - Atualizado às 12h25


Mais Notícias