ANAC diz que as regras para transporte de líquidos em bagagem de mão em voos internacionais permanecem as mesmas desde 2019
A Agência Nacional de Aviação Civil informou ontem (25), que as normas para transporte de líquidos em bagagem de mão em voos internacionais seguem em vigor desde 2019, sem alterações recentes.
O procedimento é regulamentado pela Resolução nº 515 e está alinhado a padrões internacionais definidos pela Organização da Aviação Civil Internacional, a ICAO.
De acordo com a Resolução nº 515/2019, os passageiros devem seguir regras específicas para embarque com líquidos em voos internacionais:
Caso os líquidos estejam fora do padrão, o passageiro pode solicitar à companhia aérea o despacho do item. A ANAC ressalta que o objetivo é prevenir atos de interferência ilícita na aviação civil, impedindo o transporte de armas, explosivos e substâncias proibidas para áreas restritas ou a bordo das aeronaves.
“O cumprimento da norma é essencial para garantir a segurança de todos nos aeroportos e durante os voos”, disse a ANAC em comunicado.
O aeroporto internacional de São Paulo, em Guarulhos, recebeu novos equipamentos de triagem de passageiros para os voos internacionais.
Os aparelhos foram doados pelo governo dos Estados Unidos, por meio da agência de segurança de transportes Transportation Security Administration (TSA), após acordo firmado em 2023 com a concessionária GRU Airport.
A operação dos equipamentos está sendo implementada gradualmente no terminal 3, com treinamentos presenciais conduzidos pela TSA e pela ANAC. A Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) também acompanha a implantação.
Segundo a ANAC, a iniciativa eleva o nível de segurança e moderniza o processo de inspeção no maior aeroporto do país.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 26/08/2025, às 08h57
+lidas