AERO Magazine
Busca

Evitando o mau tempo

American Airlines cria sistema para evitar atrasos de voo

Sistema de monitoramento do clima foi criado pela American Airlines para evitar atrasos em voos por problemas meteorológicos


Desde o ano passado ao menos 1.000 atrasos foram evitados com sistema HEAT da American Airlines - American Airlines
Desde o ano passado ao menos 1.000 atrasos foram evitados com sistema HEAT da American Airlines - American Airlines

A American Airlines criou uma ferramenta para ajudar a lidar com as tempestades de verão, que usualmente afetam as operações aéreas e causam grandes contratempos aos passageiros.

A ferramenta de Análise de Eficiência de Hub (HEAT, na sigla em inglês) realiza mudanças dinâmicas e em tempo real nos horários de voo para assegurar a operação dentro do horário previsto quando a meteorologia ameaça a programação de voo. O sistema desenvolvido internamente pela American Airlines otimiza os dados sobre o clima, e cruza as informações sobre a lotação nos voos, conexões de passageiros para aquele voo, disponibilidade de portões de embarque nos aeroportos e quaisquer restrições do controle de tráfego aéreo ou da tripulação.

"O HEAT me permite otimizar o tempo dos nossos voos em condições meteorológicas adversas para proporcionar uma melhor experiência aos nossos clientes e tripulações. É um fator de mudança", explicou Bob Shirley, despachante da American Arilines, coordenador de controle de tráfego aéreo e membro da equipa que desenvolveu a ferramenta.

O Centro de Operações Integradas (IOC) da companhia aérea utiliza o sistema para ajudar a evitar os impactos climáticos mais graves e a manter as operações em funcionamento. Desde a implementação do HEAT, ocorrida no ano passado, foram evitados o cancelamento de quase 1.000 voos em toda a rede da American Airlines.

"A HEAT é uma ferramenta inovadora e integrante do nosso manual de operações que tende a se aperfeiçoar no decorrer do uso”, explicou Timothy Niznik, diretor de IOC Analytics da American Airlines. "Cada vez que o executamos, analisamos os resultados e incorporamos essas descobertas para que possamos continuar a melhorar as estratégias e a tecnologia que ajudam a manter nossa operação em movimento".

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 10/07/2023, às 15h00


Mais Notícias