Sistema integra solução civil e militar em uma mesma plataforma
Sistema integra soluções civis e militares em uma mesma plataforma de comunicação via satélite
A Airbus venceu um novo contrato para o fornecimento de comunicações via satélite para apliacações civis e militares da União Europeia. O contrato de quatro anos foi assinado pela gigante aeroespacial com a Agência Europeia de Defesa (EDA). Denominado de EU SatCOm Market, o sistema permitirá aos 32 estados membros do bloco europeu a centralização dos seus requisitos de comunicações via satélite por meio acesso coordenado, tornando processo mais econômico e eficaz.
O acordo com valor ainda não divulgado é estimado em dezenas de milhões de euros, podendo ser um dos maiores do tipo nos últimos anos. A plataforma ainda permitirá que os vinte ministérios da defesa europeus tenham acesso as soluções e serviços de satélite por meio da EDA, principal responsável por fornecer recursos de comunicação desde 2012 aos países membros.
“Com este programa de comunicações via satélite a Airbus contribui para a construção de capacidades conjuntas para a defesa europeia e sua missão para preservar a manutenção da paz”, disse Dirk Hoke, CEO da Airbus Defense and Space.
Segundo a Airbus, este tipo de solução de comunicação via satélite pode ser implantada em todo o mundo, podendo desempenhar um papel essencial nas missões civis e militares europeias de manutenção da paz e segurança, além de desenvolvimento e cooperação técnica e econômica entre países. O sistema EU SatCom Market oferece comunicações nas faixas de frequências C, Ku, Ka, X e L, por meio de vendas e alugueis de terminais.
Por Gabriel Benevides
Publicado em 13/05/2020, às 08h00 - Atualizado às 09h19
+lidas