Inovação

Airbus escolhe Siemens para desenvolvimento de sistemas eletrônicos em aeronaves

Workshops técnicos ajudarão na adoção dos novos processos


Avião atrás de um Airbus A380

O software terá como foco as reduções de complexidade e de risco e o aumento da produtividade | Foto: Siemens/ Divulgação

A Airbus selecionou esta semana o software Capital de desenvolvimento de sistemas elétricos/eletrônicos (E/E) do portfólio Xcelerator da Siemens para acelerar o desenvolvimento de aeronaves comerciais.

Segundo a fabricante, o thread (fio) digital abrangente e a variedade de recursos da plataforma Capital foram os principais elementos que determinaram essa seleção, por facilitar a integração do departamento de engenharia. O suporte da Siemens e os workshops técnicos vão ajudar a acelerar o projeto e a adoção de novos processos.

O software fornece o gêmeo digital para sistemas E/E controlado por configuração, além do apoio de thread digital abrangente em todo o desenvolvimento, fabricação e ciclo de vida operacional do sistema E/E. A arquitetura de TI aberta e as integrações de múltiplos domínios no Capital permitem a implementação direta no ambiente Lean PLM (gerenciamento do ciclo de vida do produto) da Airbus e fornecem a base para o projeto de sistemas E/E e engenharia de fabricação de chicotes elétricos para a equipe de desenvolvimento localizada em vários países.

Os grupos de sistemas E/E vão trabalhar em um ambiente de projeto unificado que acelera o desenvolvimento de produtos, a fabricação otimizada de sistemas elétricos, além de melhorar a qualidade do chicote elétrico já na primeira tentativa e facilitar a integração da cadeia de suprimentos para gerar arquitetura otimizada de propostas de projeto, fiação e documentação de serviço.

O software Capital permite que os clientes estabeleçam continuidade digital no domínio elétrico para reduzir o tempo do ciclo de desenvolvimento e fornecer reduções de custos significativas”, segundo o vice-presidente sênior do grupo de negócios de sistemas elétricos integrados da Siemens, Martin O’Brien, que concluiu afirmando que o programa.”ajuda empresas, como a Airbus, a reduzir a complexidade, diminuir o risco e aumentar a produtividade geral”.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Marcel Cardoso

Publicado em 11 de Janeiro de 2022 às 18:45


Notícias notícias de aviação aeronave avião aviação Airbus Siemens Sistemas Eletronicos