AERO Magazine
Busca

Ranking da ANAC

Aeroporto do Nordeste ficou em primeiro lugar em ranking de sustentabilidade

O aeroporto de Maceió ficou em primeiro lugar no ranking dentre os aeroportos que recebem até cinco milhões de passageiros


O terminal, modernizado, foi reinaugurado em julho de 2023 - Aena Brasil
O terminal, modernizado, foi reinaugurado em julho de 2023 - Aena Brasil

A Agência Nacional de Aviação Civil divulgou ontem (6), o seu ranking anual de aeroportos sustentáveis, colocando o aeroporto de Maceió em primeiro lugar na categoria que inclui terminais que recebem até cinco milhões de passageiros por ano.

Entre os critérios avaliados pela ANAC estão a evolução na gestão de resíduos sólidos, a administração mais intensa das emissões atmosféricas, as melhorias no monitoramento de ruído no entorno, o mapeamento da pegada de carbono, os investimentos nos sistemas de climatização e a automação.

"Esta é uma premiação que vem trazendo muita notoriedade às ações de sustentabilidade do setor aéreo, e que vem se tornando cada vez mais criteriosa em relação às exigências, aos pesos e cobranças ao longo dos anos”, disse Maurício Martin de Moura, gerente de Qualidade e Meio Ambiente da Aena Brasil, concessionária que administra o aeroporto (MCZ).

Com a reinauguração do terminal, há quase um ano, toda a energia do espaço passou a ser renovável. Uma estrutura de drenagem foi implantada, com canaletas nas laterais do pátio de aviação que levam materiais líquidos para caixas separadoras de água e óleo. Houve ainda a modernização dos equipamentos da central de água gelada, utilizada para climatização.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 07/06/2024, às 08h48


Mais Notícias