AERO Magazine
Busca

Modernização na porta de entrada do nordeste

Aeroporto de Salvador unifica embarques doméstico e internacional

Entrega ocorre após ampliação do terminal de passageiros que passa ter capacidade para movimentar 15 milhões de passageiros ao ano


Dentro do programa de modernização e ampliação do aeroporto de Salvador, a concessionária Salvador Bahia Airport, unificou os embarques doméstico e internacional. A mudança ocorre simultaneamente com a entrega da primeira ponte de embarque (finger) internacional do novo píer, que passa a abrigar toda a movimentação dos voos internacionais na capital baiana.

Com a unificação o embarque internacional passa do primeiro para o segundo pavimento, no mesmo local onde é realizado o embarque doméstico. Todos os passageiros após passarem pelos canais de inspeção poderão circular pelo mesmo ambiente. Somente quando forem embarcar, os passageiros internacionais serão direcionados ao novo píer, onde uma segunda inspeção é feita, atendendo aos requisitos de segurança internacional, seguida pelos trâmites de liberação da Polícia Federal e acesso à ponte de embarque.

LEIA TAMBÉM

“Nosso objetivo é que os passageiros tenham mais opções de alimentação após despacharem as bagagens e passarem pelo raio x, mudando um pouco a visão das pessoas sobre chegar só para embarcar”, destaca Júlio Ribas, CEO do Salvador Bahia Airport.

O novo píer representa uma ampliação do aeroporto de mais de 13.000 m² e abriga seis pontes capazes de atender aos principais aviões que operam no aeroporto, como os Airbus A330 e Boeing 767 e 787. O acesso ao setor internacional é feito por um conector totalmente climatizado, que conta com esteiras rolantes que auxiliam no deslocamento.

Em outubro a concessionária deverá entregar a obra completa do novo píer, elevando o total de ponte de embarque para 17, ante as atuais 11 em operação. Após a conclusão das obras de ampliação do terminal de passageiros em 22.000 m², a capacidade de movimentação no aeroporto passa de 10 milhões para 15 milhões ao ano. Ainda este ano deverão ser concluídas as melhorias nos sistemas de refrigeração e iluminação, assim como a instalação de mais seis ponte de embarque. Entre as melhorias já executadas e entregues, estão reforma e melhoria da pista auxiliar (17/35) e das taxiways.

ASSINE AERO MAGAZINE COM DESCONTO

Por Edmundo Ubiratan | Fotos: Divulgação
Publicado em 26/08/2019, às 16h00 - Atualizado às 17h13


Mais Notícias