AERO Magazine
Busca

Somos agora seis

Mais um 747 prepara para encerrar sua carreira na aviação regular

Qantas Airways deverá parar mais um avião em outubro e encerrar a operação com o Jumbo em 2020


A Qantas Airways prepara a despedida de mais um Boeing 747-400 de sua frota. A aeronave de matricula VH-OJU voará de Sydney para Los Angeles, nos Estados Unidos, encerrando sua carreira na empresa australiana.

Após pousar na Califórnia o avião será oficialmente retirado de serviço, encerrando sua carreira de quase de 20 anos pela Qantas e será colocada à venda, ficando estocada em um centro de serviços e suporte, localizado no deserto californiano.

O avião foi entregue para a Qantas no dia 18 de janeiro de 2000, sendo o 51º do tipo a voar pela companhia, que até meados da década passada utilizada o 747-400 em suas principais rotas internacionais, em especial para os Estados Unidos.

Uma das mais famosas e exóticas pinturas aplicadas em um 747 foi a Wunala, em homenagem aos povos aborígenes 

Com a paralização do VH-OJU, a Qantas passará a ter apenas seis 747-400 na frota, que deverão ser aposentados antes do final de 2020. O modelo está sendo substituído pelos novos Boeing 787-9 Dreamliner, que embora tenham menor capacidade, possuem custos operacionais menores. Além disso, os 787 permitem maior flexibilidade na malha, podendo com um custo operacional similar ao do 747-400, oferecer dois horários de voos, com maior oferta de assentos e opção para os passageiros.

Boeing 747-200 da Qantas, a empresa operou quase todas as versões do modelo

A Qantas Airways foi uma das principais operadoras do 747 no mundo, tendo recebido seu primeiro avião em 1971, desde então a companhia operou praticamente todas as variantes do modelo: 747-100, 747SP, 747-200C, 747-300, 747-400 e 747-400ER. Com a escolha do A380 como seu principal avião, o 747-8 Intercontinental foi preterido pela empresa.

Por Edmundo Ubiratan | Fotos: Divulgação
Publicado em 26/08/2019, às 14h00 - Atualizado às 14h46


Mais Notícias