Melhorias no pavimento do pátio melhoram a segurança e a capacidade do terminal paranaense
Manutenção do pavimento no pátio do aeroporto de Londrina custou R$ 473 mil e incluiu melhorias gerais
A Infraero concluiu a manutenção dos pavimentos de concreto no pátio de aeronaves do Aeroporto de Londrina, após investimento de R$ 473 mil. O serviço incluiu a recuperação nas juntas de dilatação e no pavimento rígido do pátio de aeronaves, no pátio da aviação geral (executiva e táxi aéreo) e no pavimento em frente a Seção de Contra Incêndio (SCI).
O aeroporto de Londrina está localizado a 3,4 km do centro da cidade paranaense e registrou em 2019 um total de 1,01 milhão de passageiros e 20.200 movimentações de aeronaves. O terminal recebeu algumas melhorias nos últimos anos, como o sistema de embarque ELO.
O sistema ELO reúne três conectores climatizados que fazem a interligação dos embarques e desembarques com as aeronaves. O sistema utiliza uma escada normal, para ligar a aeronave e o terminal a partir do embarque na altura do pátio. Podendo incluir um elevador, para uso de cadeirantes ou pessoas com mobilidade reduzida. O sistema é uma versão de baixo custo do sistema de pontes de embarque e que atende com alguma eficiência operações com determinados tipos de aeronaves.
“Foram realizados mais de 9 mil metros de juntas de dilatação entre placas de concreto, 3 mil metros de tratamento de trincas e 5 metros cúbico de reparos em placas de concreto. Com a conclusão desses serviços, o Aeroporto de Londrina continua atendendo os requisitos e os níveis de segurança das operações”, disse Sandra Oliveira, superintendente do aeroporto.
Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 12/06/2020, às 17h00 - Atualizado às 18h07
+lidas