AERO Magazine
Busca

Recomendação durante o feriado

ABEAR dá dicas para evitar imprevistos nos aeroportos durante o Carnaval

ABEAR dá dicas essenciais para uma viagem tranquila e como se preparar para voar no Carnaval


DECEA/Divulgação
DECEA/Divulgação

Durante o feriado de Carnaval, as empresas aéreas brasileiras ofertarão 2 milhões de assentos para voos domésticos e internacionais, um aumento de 6% em relação ao Carnaval do ano passado, totalizando 115 mil assentos adicionais.

Com o crescimento do fluxo de passageiros nos aeroportos, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) traz dicas e recomendações para que os passageiros tenham a melhor experiência possível em todas as etapas da viagem.

Confira as principais orientações e dicas para evitar imprevistos nos aeroportos:

Antes do embarque

  • Confira seus documentos pessoais, incluindo passaporte e visto (quando necessário para viagens internacionais), bem como autorizações para menores de idade. Certifique-se de que os documentos de identificação, como o RG, estão em bom estado e dentro da validade.

  • Para voos internacionais, atente-se aos requisitos sanitários do país de destino, como a obrigatoriedade da vacina contra febre amarela.

  • Antecipe-se e chegue ao aeroporto com pelo menos duas horas de antecedência para voos domésticos e três horas para voos internacionais.

  • Caso necessite de atendimento especial, entre em contato com a companhia aérea com antecedência pelos canais de atendimento ao cliente.

  • Em caso de previsão de chuva intensa, consulte o status do seu voo no site ou aplicativo da companhia aérea e fique atento ao funcionamento dos aeroportos. Também é possível verificar o status do voo nos painéis dos aeroportos.

  • Realize o check-in antecipado pelo site ou aplicativo da companhia aérea para garantir mais segurança e praticidade.

  • Objetos pontiagudos, como saca-rolhas, devem ser transportados apenas na bagagem despachada. Líquidos inflamáveis, como fluido de isqueiro, são proibidos. Em voos internacionais, líquidos, géis e pastas só podem ser levados na bagagem de mão em recipientes de até 100 ml.

  • As companhias aéreas brasileiras permitem que cada passageiro leve gratuitamente uma bagagem de mão e um item pessoal (como bolsa ou mochila) que caiba sob o assento à frente, tanto em voos domésticos quanto internacionais. Caso necessário, é possível adquirir a franquia de despacho de bagagem, caso ela não esteja incluída na tarifa.

  • A bagagem de mão deve respeitar os limites de peso e tamanho estabelecidos por cada companhia aérea. Nos voos nacionais, o peso máximo permitido é 10 kg. Para voos internacionais, consulte as regras da sua empresa aérea.

  • Com o aumento do fluxo de passageiros, colabore para agilizar as inspeções de segurança. Mantenha pertences de metal (cintos, brincos, etc.) dentro da bagagem de mão até a passagem pelo detector de metais.

  • Retire laptops da mochila para a inspeção separada no equipamento de raios X.

Por Gabriel Benevides
Publicado em 25/02/2025, às 15h36


Mais Notícias