Com quase 300 toneladas de peso e dois andares completos, o A380 poderá ser visto de perto no aeroporto de Guarulhos
O maior avião comercial do mundo em operação, o Airbus A380, realizará no próximo dia 14 (sábado) seu primeiro (por ora, único) voo regular para o Brasil. O modelo operado pela Emirates Airline virá ao Brasil para validar as mudanças realizadas no aeroporto Internacional de São Paulo-Guarulhos/Cumbica, ao mesmo tempo em que comemora os oito anos de operação da rota Dubai-São Paulo.
O A380 é o maior avião da Airbus e o primeiro e único do mundo a contar com dois níveis completos, com área total de 550 m², sendo 40% maior que o Boeing 747. Em configuração típica de três classes, o modelo transporta em média 500 passageiros, podendo chegar a mais de 880 passageiros em classe única.
O programa do A380 surgiu em meados da década de 1990, quando a Airbus buscava um competidor para o Boeing 747-400, até então o maior avião em serviço regular. O projeto lançado como Airbus A3XX previa que até 2010 as principais empresas aéreas do mundo focariam suas operações em grandes hubs. Os estudos apontavam que as companhias ampliariam as frequências entre os principais destinos do mundo, dali distribuindo seus passageiros entre centenas de voos com menor capacidade.
Entretanto, a realidade atual aponta que as companhias aéreas e passageiros preferem voos ponto a ponto, sem conexões. Com isso, aeronaves de menor capacidade como os Boeing 777, 787 Dreamliner, Airbus A330 e A350 XWB, se tornaram os líderes de venda.
Desde o lançamento do A380, a Airbus contabiliza apenas 317 pedidos firmes, com uma lista de entregas que deverá se encerrar até 2017 caso nenhum outro pedido seja realizado. Esse deverá ser o segundo ano seguido sem vendas para o gigante da Airbus.
Se as vendas não impressionam, os dados do projeto surpreendem. O A380 possui um peso máximo de decolagem de 575 toneladas, o equivalente a quase 20 carretas, enquanto o peso vazio é de 276 toneladas. Suas dimensões são ainda mais impressionantes, com envergadura de 79,75 m, altura de 24,45 m e comprimento de 72,73m. A largura interna da fuselagem é de 7,14 m com 8,41 m de altura. Um dado curioso, devido ao formato oval da fuselagem, na cabine principal (primeiro piso), a largura é de 6,54 m, enquanto no upper deck (segundo piso) a largura é de 5,80 m. O comprimento também possui significativa diferença entre os dois pisos. O primeiro possui 49,9 m de comprimento e o segundo, 44,93 m.
O A380 possui duas opções de motorização, podendo a empresa optar pelo Rolls-Royce Tren 900 ou o Engine Alliance GP7000. Ambos possuem potência total na ordem de 70.000 lbf, valor próximo aos 127.000 hp, por motor.
ESQUEMA ESPECIAL EM GRU
Quem desejar ver o A380 da Emirates de perto, a GRU Airport, operador do aeroporto de Guarulhos, preparou um esquema especial para fotografar o avião. No dia 14, os interessados deverão se encontrar no estacionamento próximo ao edifício garagem (ao lado da rotatória) antes das 18h. Um ônibus do aeroporto levará os visitantes até uma área próxima do pátio, que permitirá uma melhor observação da aeronave. O aeroporto ressalta que o transporte não poderá ser feito a pé e que os translados serão realizados apenas entre às 18h e 19h. O horário não será estendido, pois envolve a operação normal do aeroporto e as necessidades da própria companhia aérea em preparar o avião para o voo de regresso. O retorno ao ponto de encontro ocorrerá às 20h30.
Para participar, é necessário portar documento de identificação original com foto.
Redação
Publicado em 12/11/2015, às 16h20 - Atualizado às 16h28
+lidas