AERO Magazine
Busca

Ousada missão

100 anos da primeira travessia de avião do Atlântico Sul

Travessia do Atlântico Sul foi comandado por pilotos portugueses teve como destino o Rio de Janeiro


Hidroavião envolvido na missão foi modificado exclusivamente para o tal feito - Força Aérea Portuguesa
Hidroavião envolvido na missão foi modificado exclusivamente para o tal feito - Força Aérea Portuguesa

A primeira travessia aérea do Atlântico Sul completou 100 anos. A ousada missão foi feita pelos pilotos portugueses Gago Coutinho e Sacadura Cabral e teve como destinado o Brasil.

A grande e audaciosa viagem aconteceu entre os dias 30 de março a 17 de junho de 1922, percorrendo 8.300 quilômetros em 62 horas e 26 minutos de voo. Porém, a viagem exigiu uma série de escalas e paradas técnicas, consumindo assim várias semanas.

A ideia da travessia do grande lago (como é conhecido o Oceano Atlântico), teve como propósito fazer parte das comemorações do primeiro centenário da independência do Brasil, realizado em 7 de setembro de 1822.

A partida do hidroavião F III-D, de fabricação inglesa, ocorreu no famoso Rio Teja e o destino foi a então capital do Brasil, o Rio de Janeiro.

Diversas escalas foram necessárias para descanso dos pilotos e reabasteciemento do hidroavião. Sendo assim, a dupla portuguesas passou por Las Palmas, Gando, São Vicente, São Tiago, Penedos de São Pedro e São Paulo, Fernando de Noronha, Recife, Salvador, Porto Seguro, Vitória, e por fim, a cidade maravilhosa.

Aviadores
Pilotos portugueses realizaram o mesmo feito de Pedro Alvres Cabral, mas pelo ar - Força Aérea Portuguesa

Para que fosse realizada este voo inédito a aeronave foi modificado com uma maior envegardura das asas e depósitos suplementares de combustível nos flutuadores principais.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner Promocional

Por André Magalhães
Publicado em 07/06/2022, às 13h20


Mais Notícias