AERO Magazine
Busca

Aviação Comercial

Vibra passa a distribuir combustível de aviação sustentável no Brasil

Vibra torna-se a primeira empresa a importar SAF em escala comercial para o Brasil, iniciando novo cilclo de sustentabilidade no Setor Aéreo


Imagem Vibra passa a distribuir combustível de aviação sustentável no Brasil

A Vibra Energia anunciou a disponibilidade do Combustível de Aviação Sustentável (SAF) no Brasil, com a importação do biocombustível para a base localizada no Aeroporto Internacional Tom Jobim (GIG), no Rio de Janeiro. O SAF, produzido a partir de óleo de cozinha usado (UCO – Used Cooking Oil), é uma das fontes de menor intensidade de carbono, contribuindo para a redução de até 80% nas emissões de gases de efeito estufa, quando comparado ao combustível de aviação convencional.

A base no aeroporto Tom Jobim recebeu recentemente a certificação ISCC (International Sustainability & Carbon Certification), que garante o rastreamento da sustentabilidade da cadeia de fornecimento do SAF, desde a matéria-prima até a distribuição. Esse processo é realizado pela BR Aviation, unidade da Vibra responsável pelo abastecimento de aeronaves.

Com essa iniciativa, a Vibra se torna a primeira empresa a importar o SAF em escala comercial para o Brasil e a disponibilizá-lo para comercialização. "Ser a primeira empresa a trazer o SAF em escala comercial para o Brasil e disponibilizar esse produto para nossos clientes no mercado nacional nos enche de orgulho e reforça nosso compromisso com a descarbonização", afirmou Marcelo Bragança, vice-presidente executivo de operações da Vibra.

A comercialização do SAF visa atender à crescente demanda por soluções sustentáveis no setor de aviação, com a empresa em conversas avançadas com companhias aéreas comerciais e executivas. O SAF será misturado com o combustível de aviação convencional em uma proporção inicial de 10% de SAF e 90% de combustível fóssil. A previsão é que, futuramente, a porcentagem de SAF possa ser aumentada até 50%, conforme as normas internacionais.

O processo de importação e distribuição do SAF durou cerca de 10 meses, com o envio de 23 isotanques contendo 550 mil litros de SAF do porto de Antuérpia, na Bélgica, para o Rio de Janeiro, marcando o início da comercialização. Essa operação foi viabilizada após o primeiro Book & Claim da América Latina, realizado em parceria com a Gol, em junho de 2024.

A empresa está preparada para expandir a oferta de SAF, utilizando sua infraestrutura em mais de 90 aeroportos brasileiros e sua expertise para entregar soluções seguras e competitivas. Além disso, a certificação ISCC fortalece a reputação da Vibra como líder em soluções sustentáveis, permitindo sua atuação em novos mercados.

Por Gabriel Benevides
Publicado em 25/03/2025, às 18h37


Mais Notícias