AERO Magazine
Busca

Em parceria com fornecedor

Gol lançou iniciativa para compensação de combustível sustentável de aviação

A iniciativa para compensação de SAF da Gol, em parceria com a Vibra, é a primeira do Brasil


O setor de aviação responde por 2,5% das emissões de CO2 no mundo - Socicam/Patrícia Lanini
O setor de aviação responde por 2,5% das emissões de CO2 no mundo - Socicam/Patrícia Lanini

A Gol Linhas Aéreas anunciou ontem (19), em parceria com o fornecedor de combustível Vibra, o primeiro programa de compensação de combustível sustentável de aviação, o SAF, com o sistema Book & Claim no Brasil.

O piloto faz parte do Project Runway, uma iniciativa da empresa holandesa SkyNRG. O projeto apoia a companhia na redução de 180 toneladas de emissões de CO2 por meio de reivindicações de SAF. Segundo a companhia aérea, ele garante tanto os requisitos de sustentabilidade quanto de rastreabilidade, para uma operação robusta e com credibilidade, no processo de descarbonização da aviação.

O projeto piloto do Book & Claim, anunciado pela Companhia em agosto de 2023 de forma inédita no Brasil, amadureceu e agora se concretiza. É um novo e importante passo em prol da sustentabilidade e que manterá a Gol no pioneirismo das iniciativas ligadas ao meio ambiente na América Latina”, disse Eduardo Calderon, diretor do Centro de Controle Operacional (CCO) e Engenharia da Gol.

Por sua vez, Juliano Prado, vice-presidente executivo Comercial B2B e Aviação da Vibra, disse que “a partir de várias iniciativas e parcerias como essa, a Vibra busca ser a grande líder e viabilizadora de uma aviação mais sustentável no Brasil por meio do SAF. contribuindo significativamente para os esforços globais de combate às mudanças climáticas”.

Palmeira nativa brasileira é fonte promissora para SAF

No último dia do Energy Summit, encontro sobre transição energética, ontem (19), no Rio de Janeiro, Gilberto Peralta, presidente da Airbus Brasil, disse que a macaúba, uma palmeira nativa brasileira resistente à seca, é uma fonte promissora para a produção de combustível sustentável de aviação. 

Segundo ele, essa planta pode se tornar um diferencial para o Brasil na busca por alternativas sustentáveis no setor aéreo.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 20/06/2024, às 09h09


Mais Notícias