AERO Magazine
Busca

Risco à segurança de voo

United Airlines encontrou peças falsas nos motores de dois aviões

United Airlines informou que encontrou peças defeituosas em motores de dois aviões de sua frota


Motor CFM56 equipa os Boeing 737NG da companhia norte-americana - Divulgação
Motor CFM56 equipa os Boeing 737NG da companhia norte-americana - Divulgação

A United Airlines é a mais recente companhia aérea a encontrar peças falsas em dois motores CFM56, que equipam o Airbus A320 e Boeing 737, aumentando a lista de operadores que encontraram componentes defeituosos da fornecedora AOG Technics.

Em comunicado emitido ontem (18), a United diz que identificou peças falsas em um único motor de cada um dos dois aviões afetados. Ainda de acordo com a transportadora, os motores serão trocados e os jatos voltarão a operar assim que o problema estiver solucionado.

A companhia com sede em Chicago é mais uma afetada pela falsificação de peças e componentes utilizados no motor CFM56. Southwest Airlines e Virgin Australia também descobriram erros em sua frota, e já promoveram as alterações necessárias em seus respectivos Boeing 737.

A falha de qualidade da AOG Technics foi descoberta em julho passado, quando técnicos suspeitaram que as peças pareciam ser usadas. Depois de uma minuciosa análise na documentação foi descoberto que a empresa falsificava dados.

A AOG não forneceu detalhes sobre a origem real das peças e quantos equipamentos operacionais foram afetados. A fabricante CFM, uma joint venture da General Eletric e a francesa Safran está movendo um processo contra a fornecedora.

O defeito foi identificado em 68 motores do modelo CFM56. Clientes que equipam suas aeronaves com o motor continuam rastreando suas frotas para identificar quais delas podem estar com defeitos que representam riscos à segurança de voo.

Por Wesley Lichmann
Publicado em 19/09/2023, às 08h55


Mais Notícias