United Airlines informou que encontrou peças defeituosas em motores de dois aviões de sua frota
A United Airlines é a mais recente companhia aérea a encontrar peças falsas em dois motores CFM56, que equipam o Airbus A320 e Boeing 737, aumentando a lista de operadores que encontraram componentes defeituosos da fornecedora AOG Technics.
Em comunicado emitido ontem (18), a United diz que identificou peças falsas em um único motor de cada um dos dois aviões afetados. Ainda de acordo com a transportadora, os motores serão trocados e os jatos voltarão a operar assim que o problema estiver solucionado.
A companhia com sede em Chicago é mais uma afetada pela falsificação de peças e componentes utilizados no motor CFM56. Southwest Airlines e Virgin Australia também descobriram erros em sua frota, e já promoveram as alterações necessárias em seus respectivos Boeing 737.
A falha de qualidade da AOG Technics foi descoberta em julho passado, quando técnicos suspeitaram que as peças pareciam ser usadas. Depois de uma minuciosa análise na documentação foi descoberto que a empresa falsificava dados.
A AOG não forneceu detalhes sobre a origem real das peças e quantos equipamentos operacionais foram afetados. A fabricante CFM, uma joint venture da General Eletric e a francesa Safran está movendo um processo contra a fornecedora.
O defeito foi identificado em 68 motores do modelo CFM56. Clientes que equipam suas aeronaves com o motor continuam rastreando suas frotas para identificar quais delas podem estar com defeitos que representam riscos à segurança de voo.
Por Wesley Lichmann
Publicado em 19/09/2023, às 08h55
+lidas