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  • Um jato maduro

    Versão atualizada do hawker 4000 participa pela primeira vez de <i>tour</i> pela américa latina e, com a certificação da Anac, mostra que está pronta para conquistar o mercado brasileiro


    fotos Hawker Beechcraft

    O presidente para as Américas da Hawker Beechcraft Corporation está confiante. Richard Emery esteve em São Paulo, no início de março, para o lançamento de um tour de demonstração do Hawker 4000 pela América Latina, que incluiu passagens também por Argentina, Chile, Colômbia, Panamá e México. A bordo da confortável cabine do modelo top de linha de seu portfólio de vendas, o executivo parecia não ter dúvidas de que o Brasil é a ignição para impulsionar as vendas do avião, que incorporou atualizações de partes e sistemas e acaba de ser certificado pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Emery, que é piloto e já passou por companhias como Gulfstream e Bombardier, sabe que tem nas mãos uma máquina formidável, e que só precisa superar a barreira das primeiras entregas para decolar de vez. "Já temos conversas adiantadas com pelo menos 10 clientes", garante o economista. "E o nosso prazo de entrega é bastante competitivo, cerca de cinco meses".

    fotos Hawker Beechcraft
    Programa Block Point Upgrade para o Hawker 4000, que inclui o Honeywell Load 20, é responsável por melhorias na aviônica, nos motores e em outros sistemas de controle de voo

    Originalmente designado Horizon, o Hawker 4000 é um jato executivo singular. Reúne, ao mesmo tempo, características de um equipamento maduro e inovador. É que o avião vem sendo testado e aprimorado há mais de uma década - considerando o voo inaugural do primeiro protótipo, no início dos anos 2000. Mas justamente por ser forjado com soluções inéditas e norteadoras da indústria aeronáutica, preserva a primazia em muitos quesitos. O principal deles, sem dúvidas, é a tecnologia de construção.

    O Hawker 4000 é o primeiro jato executivo de maior porte feito majoritariamente com material composto - cerca de 60%, já que as asas são metálicas. A exemplo do Premier I, sua fuselagem de fibra de carbono é leve, resistente e rígida, favorecendo não só a performance, mas também permitindo melhor aproveitamento interno de cabine. "Ganhamos espaço para os passageiros com o uso do material composto", destaca Richard Emery, apontando para a janela do avião estacionado no hangar da Líder Aviação, representante da Hawker no Brasil, no aeroporto de Congonhas.

    DE SÃO PAULO, HAWKER 4000 VIAJA SEM ESCALAS PARA QUALQUER CIDADE DA AMÉRICA DO SUL

    O conforto é mais um ponto forte do supermédio da Hawker. Ele acomoda em seu luxuoso interior, com duas zonas de cabine, oito ou nove passageiros, além dos tripulantes. Quem embarca no Hawker 4000, de fato, tem a sensação de estar em um modelo de classe superior à que ele pertence. São 1,83 metro de altura por quase dois de largura e piso plano por toda a extensão da aeronave. Com poucos a bordo, parece ser perfeitamente possível fazer viagens intercontinentais, durante mais de seis horas, com comodidade. O acesso em voo ao bagageiro, que tem área de 2,5 metros cúbicos, é mais uma vantagem competitiva do modelo.

    #Q#

    fotos Hawker Beechcraft

    HAWKER 4000
    Fabricante
    Classe
    Preço
    Hawker Beechcraft Corporation
    jato executivo supermédio
    US$ 22 milhões (FOB)
    CONFIGURAÇÕES
    Capacidade
    Aviônica
    Fabricante
    Suíte
    Motores
    Fabricante
    Tipo
    Empuxo
    2 tripulantes + 8 ou 9 passageiros

    Honeywell
    Primus Epic

    P&WC
    PW308A
    6.900 lb
    DIMENSÕES EXTERNAS
    Envergadura
    Comprimento
    Altura
    61 ft 9 in
    69 ft 6 in
    19 ft 9 in
    18,82 m
    21,18 m
    6,02 m
    DIMENSÕES INTERNAS DE CABINE
    Comprimento
    Largura
    Altura
    Capacidade de bagagem
    Peso máximo de bagagem
    25 ft 0 in
    6 ft 5.5 in
    6 ft 0 in
    108.5 cu. ft
    990 lb
    7,62 m
    1,97 m
    1,83 m
    3,1 cu. m
    449 kg
    PESOS
    Peso máximo de decolagem
    Peso máximo sem combustível
    Máxima carga paga
    39.500 lb
    26.000 lb
    2.300 lb
    17.917 kg
    11.793 kg
    1.043 kg
    PERFORMANCE
    Velocidade máxima de cruzeiro
    Alcance com máximo payload
    Alcance com 4 passageiros
    Alcance máximo (ferry range)
    Max teto operacional
    Distância de decolagem (MTOW)
    Distância de pouso (MLW)
    Tempo de subida / altitude
    484 kt
    2.855 nm
    3.190 nm
    3.260 nm
    45.000 ft
    5.068 ft
    2.995 ft
    14 min / FL370
    896 km/h
    5.287 km
    5.908 km
    6.038 km
    13.716 m
    1.545 m
    913 m

    fotos Hawker Beechcraft
    Em condições adequadas, o luxuoso supermédio da Hawker Beechcraft é capaz de decolar com 1.000 metros de pista e executar, em seguida, um voo de 1h40

    Na conversa a bordo do Hawker 4000, os executivos da companhia norte-americana também fizeram questão de ressaltar as virtudes operacionais do jato. Equipado com duas turbinas Pratt & Whitney Canada PW308A, que entregam 6.900 libras de empuxo cada, o jato atinge quase 900 km/h de velocidade e pode transportar quatro passageiros por mais de 5.900 quilômetros sem escala, segundo o fabricante. Isso significa alcançar qualquer cidade da América do Sul a partir de São Paulo com uma decolagem. Ou, então, viajar da capital paulista para os Estados Unidos ou para a Europa com apenas um pouso para reabastecimento.

    O que mais chamou atenção no discurso dos executivos, porém, é o que eles acreditam ser um poderoso argumento de vendas para os operadores no Brasil. Ou seja, a capacidade de operar em pistas curtas. Marcos Nogueira, diretor de Vendas da Hawker no Brasil, que também participou da conversa, juntamente com o o vice-presidente de Vendas para América Latina e Caribe John Meehan e o engenheiro Patrick Buckles, garante que o 4000 é capaz de decolar com 1.000 metros de asfalto e executar, em seguida, um voo de 1h40. Em um país de dimensões continentais, repleto de aeródromos de pequeno porte, essa característica pode ser decisiva para o sucesso do modelo mais avançado da Hawker.

    Os comandos do Hawker 4000, que nasceram revolucionários, continuam bastante atualizados, principalmente com as melhorias que receberam ao longo do processo de certificação da aeronave. "Em 2011, a Hawker introduziu sem custos o programa Block Point Upgrade para o Hawker 4000, que inclui o Honeywell Load 20, responsável por melhorias na aviônica, nos motores e em outros sistemas de controle de voo", diz Marcos Nogueira. "Ele aumenta a conveniência da tripulação, o desempenho da aeronave e a segurança de voo".

    fotos Hawker Beechcraft
    Richard Emery, presidente para as Américas, e John Meehan, vice-presidente de Vendas para América Latina e Caribe: confiantes no potencial do Brasil para a Hawker

    O painel do Hawker é o Honeywell Primus EPIC, integrado e com cinco telas. Ele incorpora recursos como EICAS (Engine-indicating and Crew-alerting System) e autothrottle, que reduzem a carga de trabalho dos pilotos e aumentam a precisão de voo. O mesmo se aplica ao controle de motores via Fadec (Full Authority Digital Engine Control), que extrai das turbinas seu melhor desempenho de acordo com as condições de voo, tudo de forma digital. O avião possui, ainda, Sistemas de Referência Inercial dual, máquinas de circulação de ar duais e automanetes duais.

    Foi a primeira vez que o Hawker 4000 com suas novas atualizações e melhorias pousou no Brasil. Certamente a primeira de muitas. De acordo com pesquisa encomendada pela Hawker à Jetnet, de 2001 a 2010, o número de aeronaves executivas entregues no Brasil cresceu mais de 170%. Nesse período, a Hawker Beechcraft viu o país se tornar seu segundo maior mercado em termos de vendas fora do mercado norte-americano. "Os modelos Hawker Beechcraft representam mais de 40% da frota de aeronaves executivas no Brasil, considerando os mercados em que atuamos", afirma Richard Emery. No caso do Hawker 4000, a empresa já produziu e entregou mais de 50 unidades e espera confirmar sua primeira venda para um operador brasileiro ainda em 2012.

    "
    Giuliano Agmont | Fotos Hawker Beechcraft

    Publicado em 22 de Março de 2012 às 12:03


    Aviação Executiva

    Artigo publicado nesta revista

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