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Para além dos 14.800 km

Gulfstream G800: o jato de negócios com maior alcance do mundo

Com alcance de até 14.816 km, o G800 reforça o portfólio da Gulfstream com tecnologias avançadas, cabine de até quatro zonas e conectividade de última geração


Gulfstream G800 se destaca por cabine espaçosa e cockpit 100% digital - Gulfstream
Gulfstream G800 se destaca por cabine espaçosa e cockpit 100% digital - Gulfstream

Menos de dois anos após lançar o G700, a Gulfstream anunciou, em outubro de 2021, uma evolução na família com a inclusão de dois novos aviões: o G800 e o G400. O lançamento ocorreu nos primeiros sinais de retomada da economia após a pandemia, dentro de um ambiente no qual a aviação de negócios despontava com ainda mais importância. 

O destaque do anúncio foi a criação de uma versão ligeiramente menor do G700, mas com um alcance ainda mais longo, que já era impressionante: 13.980 quilômetros voando a Mach 0.85. A necessidade de voos ainda mais extensos fez a Gulfstream tomar uma atitude ambiciosa, mas no momento certo, ao anunciar o G800, que teria um alcance total de 8.000 milhas náuticas (14.816 km) voando a Mach 0.85 ou 7.000 nm (12.964 km) a Mach 0.90. O G800 perderia uma zona de cabine em relação ao G700, mas manteria uma ampla área interna e uma configuração similar à maioria dos concorrentes.

Na verdade, o G700 foi uma resposta ao Global 7500, que adicionou uma zona extra, ampliando a comodidade interna. Ao manter o padrão de até quatro áreas, o G800 se enquadrava no segmento dos jatos de cabine larga, mas oferecendo um alcance ultralongo.

Embora muitos operadores busquem um avião de cabine ampla, com opção de suíte master – inclusive com chuveiro –, outros necessitam realizar voos de longas distâncias em alta velocidade ou realmente cruzar mais da metade do mundo sem escalas. Não que o G700 não pudesse voar longe; afinal, por meros 20 quilômetros, ele não atingia 14.000 km de alcance. E foi nesse ponto que a Gulfstream teve um ótimo timing. 

A Bombardier havia anunciado anos antes uma nova geração da família Global, que teria, no topo, um avião capaz de voar a Mach 0.85 por até 8.000 milhas náuticas, dando origem ao Global 8000, em referência ao alcance.

Contudo, o fabricante canadense passava por uma grave crise e finalizava sua reestruturação, alongando os cronogramas de praticamente todos os seus programas em andamento. Se a Gulfstream havia respondido tardiamente ao Global 7500 com o G700, essa era a hora de sair na frente com um avião capaz de superar 8.000 nm. E mais: no lançamento, ainda ofereceu um modelo de entrada na categoria dos jatos grandes, o G400. 

Questão de alcance

Quando foi lançado em 2008, o Gulfstream G650 revolucionou a aviação executiva com sua cabine espaçosa e conforto acima da média, semelhante ao de grandes jatos corporativos derivados de modelos como o 737 e A320, mas com um alcance ultralongo. Apesar da crise financeira global, a Gulfstream manteve o projeto e, anos depois, aprimorou o avião, criando a versão de alcance estendido: G650ER. 

Usualmente, os operadores do G650ER não buscam um alcance extraordinário, mas sim a possibilidade de voar etapas médias e longas em alta velocidade, acima de Mach 0.90. E esse pode ser parte do público do G800: operadores que planejam realizar voos que poderiam ser atendidos pelo G650ER ou G700 de forma mais econômica, mas voando acima de Mach 0.90. 

Em alguns casos, como São Paulo – Brasília ou Nova York – Washington, é possível ir além e voar próximo da velocidade máxima de surpreendentes Mach 0.935. 

A Gulfstream havia declarado, na ocasião do lançamento do G700, que o desenvolvimento do novo avião aproveitou as mais de 14 mil horas de testes em laboratório e as milhares de horas de voo da família G650, criando um projeto que atende a uma série de pedidos de clientes, incluindo aqueles que preferiam uma cabine ligeiramente menor, mas com a oportunidade de voar ultralongas distâncias – ou realmente rápido. 

G800
Gulfstream oferece diversas opções de configuração e acabamento para o G800
G800

O G800 tem uma cabine de 14,27 metros de comprimento, contra 17,35 metros do irmão maior, oferecendo capacidade padrão para 19 assentos, com três ou quatro zonas de cabine, podendo incluir uma área dedicada ao descanso da tripulação (crew compartment). 

Por exemplo, com uma confortável configuração de 17 lugares, é possível ter até sete assentos-leito, com padrão de conforto superior à maioria das primeiras classes da aviação comercial. 

Outro destaque é a qualidade do ar. A maioria dos jatos dessa categoria conta com um sistema de renovação total do ar da cabine durante o voo. Além disso, a pressurização é mantida sempre em altitudes abaixo de cinco mil pés, proporcionando maior conforto e menor sensação de cansaço após voos longos. 

Por ser concebido para voos realmente longos, a galley conta com geladeira, dois fornos (um elétrico e um de micro-ondas), duas cafeteiras (uma para expressos e outra para café filtrado), além de itens como pia completa, gaveta para gelo, bebidas e armários. 

O entretenimento a bordo inclui telas individuais embutidas nos assentos, além de internet banda KA de alta velocidade, que permite acessar serviços de streaming em 4K e realizar chamadas de vídeo de alta qualidade. Todo o controle da cabine – iluminação, cortinas, sistema de som – pode ser feito via tablet ou painel localizado na galley. 

Controles na ponta dos dedos

G800 sidestick
Família Gulfstream é equipada com a suíte de aviônicos Symmetry Flight Deck e conta com active-control sidestick

Para os pilotos, o cockpit do G800 é idêntico ao do G700, equipado com a nova suíte de aviônicos Symmetry Flight Deck, baseada na plataforma Primus Epic, da Honeywell. 

O G800 também conta com o active-control sidestick, eliminando a coluna do manche e adotando um sistema com feedback ativo, no qual os sidesticks dos pilotos estão fisicamente interligados, permitindo uma resposta tátil imediata. 

G800 Cockpit
Caockpit do G800 conta com instrumentos 100% digitais e funções touchscreen

O avião dispõe ainda do Predictive Landing Performance System, que melhora a segurança e evita casos de runway excursions, além de contar com Enhanced Flight Vision System e Synthetic Vision, que podem ser utilizados nos dois Head-Up Displays (HUD). 

No cockpit, não há instrumentos analógicos: tudo é digital, inclusive o overhead, com botões touchscreen para o controle do sistema elétrico, ar-condicionado e pressurização. O checklist também é digital, com fluxo automatizado conforme a ação da tripulação. 

O G800 foi certificado nos Estados Unidos e Europa, com as primeiras entregas previstas para os próximos meses. Com isso, a Gulfstream se coloca, ao menos por ora, à frente dos seus concorrentes, oferecendo um portfólio completo de jatos de cabine larga.

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 01/05/2025, às 13h00


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