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Raio-X do Falcon 2000: Desempenho e Custos na Ponta do Lápis

Com muitas versões e boa oferta no mercado, jato de entrada da Dassault oferece versatilidade para quem precisa decolar e pousar curto e voar longe


Dassault Falcon
Dassault Falcon

Modelo de entrada da Dassault, o Falcon 2000 recebeu muitas melhorias desde que chegou ao mercado, há quase 30 anos, disputando o segmento de jatos médios, com alcance em torno de 3.500 milhas náuticas e peso máximo de decolagem na casa dos 19.500 quilos. Hoje em dia, seus competidores mais próximos são o Embraer Praetor 600, o Bombardier Challenger 350 e, eventualmente, o Hawker 4000. 

O primeiro Dassault Falcon da série 2000 entrou em serviço em fevereiro de 1995, logo após receber sua certificação.

O modelo original era equipado com dois motores General Electric AlliedSignal CFE738-1-1B, com 5.918 libras-força cada, e a então avançada suíte de aviônicos Collins Pro Line 4. Com alcance de 2.840 milhas náuticas (5.260 quilômetros), foi o primeiro jato de negócios de maior porte a operar na cidade de Londres, na Inglaterra (Falcon 2000 HGS), cujo aeroporto exige uma trajetória de aproximação com ângulo acentuado, por conta de obstáculos no entorno. Já em 1996, o modelo recebeu a certificação “steep approach” (ângulo de aproximação superior a 3,77 graus) junto à Easa, a agência europeia de aviação.

Nos anos 2000, a família incorporou importantes atualizações, incluindo novidades em itens como motorização, freios, trem de pouso, sistema de combustível e sangria de ar, passando a ser chamado de Falcon 2000EX.

Falcon 2000 EASy
Desde 2004 a família Falcon 2000 utiliza a suíte de aviônicos EASy (Enhanced Avionics System)

Em pouco tempo, tornou-se o modelo mais vendido na categoria “cabine grande”. Depois de receber os novos motores Pratt & Whitnet Canada PW308C, com 7.000 libras-força cada, ter seu alcance estendido para 3.870 milhas náuticas (7.180 quilômetros), em 2004, o modelo recebeu um upgrade de aviônicos, o “EASy Avionics”, acrônico para Enhanced Avionics System, adotando o nome Falcon 2000EX EASy.

A nova aviônica era baseada na plataforma modular Honeywell Primus Epic, personalizável conforme as exigências de cada fabricante, sendo adotada pela Dassault, sob o nome EASy. A Gulfstream adotou a mesma plataforma, mas com o nome PlaneView, enquanto na Embraer usou esse painel nos E-Jet e E-Jet E2.

O lançamento da suíte EASy permitiu uma integração com a então recém-lançada visão sintética, cuja lógica de funcionamento melhorava consideravelmente a consciência situacional e reduzia a carga de trabalho dos pilotos. 

Na segunda metade dos anos 2000, a família experimentou várias alterações. Em 2007, o Falcon 2000 “puro” foi descontinuado, o modelo 2000EXy recebeu melhorias e ganhou winglets e a Dassault certificou o modelo F2000DX e anunciou o modelo F2000LX, com novos motores PW308C e aviônicos Honeywell Primus Epic EASy 3.

Novas mudanças vieram em 2009, com o encerramento da produção tanto do Falcon 2000DX como do 2000EX EASy. A incorporação dos winglets pelo Falcon 2000LX, em 2009, ampliou o alcance para 4.000 milhas náuticas (7.400 quilômetros) e a solução passou a ser oferecida também na forma de retrofit para demais aviões da série 2000.  

Falcon 2000
O Falcon 2000 com interior refinado, ampla e confortável cabine de passageiros, com piso plano e baixo nível de ruido
Falcon 2000

De 2013 em diante, a Dassault manteve apenas os modelos Falcon 2000S (até 2021) e o Falcon 2000LXS (até a presente data). Existem aproximadamente 650 aeronaves da série Falcon 2000 em serviço no mundo. O mercado brasileiro foi um dos beneficiados pelo Falcon 2000S, que ofereceu a capacidade de operação em pista curta, reduzindo a distância de pouso padrão (ISA) para 705 metros.

Já em 2014, com o lançamento da Dassault Falcon 2000LXS, que é o único modelo disponível atualmente, houve uma melhora nas características de decolagem e pouso, permitindo aproximação em baixas velocidades e reduzindo a distância para menos de 700 metros, além de incluir melhorias pontuais na cabine. 

Assim como aconteceu com os principais fabricantes, no pós-pandemia, a Falcon Dassult enfrenta o desafio dos prazos de entrega de modelos novos, postergados pelos gargalos na cadeia de suprimentos da indústria aeronáutica.

No Brasil...  

... o Falcon 2000 é capaz de operar nos principais aeroportos, incluindo o Santos Dumont, no Rio de Janeiro, assim como em aeroportos do interior com pouca infraestrutura de solo. A Dassault Aviation mantém um centro de suporte próprio no São Paulo Catarina Aeroporto Executivo, no interior paulista, oferecendo uma ampla gama de serviços.

Operadores brasileiros destacam o bom alcance, a carga útil e a flexibilidade da família Falcon 2000, que pode operar em um voo regional, ligando pares de cidade do interior brasileiro e, na sequência, voar para Europa ou Estados Unidos. Partindo de São Paulo, é possível chegar (sem escalas) em Miami, Bueno Aires e Cape Town, enquanto com apenas uma escala é possível chegar a maioria dos destinos na Europa e Estados Unidos.

Principais diferenciais

Falcon 2000
A envergadura do Falcon 2000 de 21,38 m facilita a operação nos principais aeroportos e pistas de táxi, além de otimizar a hangaragem

A família Falcon 2000 pousa e decola em pistas curtas e apresenta muito boa despachabilidade. Destaque também para a performance e a tecnologia embarcada do modelo francês. É um avião com interior refinado, ampla e confortável cabine de passageiros, com piso plano e baixo nível de ruido.

O Falcon 2000LXS é bem apreciado pelos compradores/operadores brasileiros, principalmente devido ao alcance de quatro mil milhas náuticas, que lhe permite fazer São Paulo-Miami sem escalas. Além disso, ele consegue decolar e subir direto para 41.000 pés em apenas 20 minutos, evitando alguns congestionamentos em regiões com alto tráfego aéreo, especialmente em rota, como no Atlântico Norte.

Outro diferencial é a envergadura, que facilita a operação nos principais aeroportos e pistas de táxi, além de otimizar a hangaragem. Paralelamente, a Dassault mantém constante aprimoramento das certificações “steep approach”, um diferencial para operação em áreas com grande concentração urbana e ângulos mais acentuados de aproximação, entre 13 e 15 graus, evitando zonas sujeitas a turbulência e/ou com obstáculos.

Frota ativa

A família de jatos Falcon 2000 conta com aproximadamente 650 aeronaves fabricadas/ativas, das quais aproximadamente 35 estão em operação no Brasil, contemplando sete versões:

VersãoAlcanceProduçãoFabricadosAtivos
Falcon 2000 (puro)3.000 nm 1995 a 2006231210
Falcon 2000EX3.850 nm2003 a 20042626
Falcon 2000EX EASy3.850 nm2004 a 20099796
Falcon 2000DX EASy3.250 nm2008 a 201044
Falcon 2000LX3.900 nm2008 a 2013139139
Falcon 2000S3.600nm 2013 a 2021 48 47 
Falcon 2000LXS 4.065 nm 2013 a 2023 142 136 
Falcon 2000S
O Falcon 2000LXS permite voar de São Paulo para Miami sem escalas e ainda pode subir direto para 41.000 pés em apenas 20 minutos

Custos operacionais*

O consumo médio por hora (a partir da segunda hora) do Falcon 2000, baseado em dados de manual, é na ordem de 287 galões, dentro da média do segmento. Atualmente, a série Falcon 2000 é elogiada por sua robustez e confiabilidade, além de um custo-benefício competitivo na categoria.

Falcon 2000

Os custos fixos, médios no mundo, para uma aeronave que voe em média 300 horas anuais, considerando salário dos tripulantes, hangaragem, seguros e custos diversos, é de aproximadamente de 850 mil dólares por ano. Já o custo médio por hora, também em uma média global, fica entre 4.500 e 5.000 dólares. A seguir uma ideia de custos fixos e diretos (em dólares – USD) considerando os números com e sem depreciação.

Com depreciaçãoSem depreciação
Custo total anual (fixo e direto)3,807,6451,551,965
  Custo/Hora de Voo11,9364,865
  Custo/Milha Náutica27.8611.36
  Custo/Assento/Milha Náutica2.791.14

* Fontes: JetNet, LLC

Por Cássio Polli e Edmundo Ubiratan
Publicado em 15/01/2025, às 11h00


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