AERO Magazine
Busca

Adeus ao gigante

Último A380 é fotografado ao deixar linha de montagem principal da Airbus

Exemplar final será entregue para a Emirates Airlines que somará 123 aeronaves do tipo na frota


Airbus encerrará a produção do A380 com exemplar número de série 272 | Foto: Breaking Aviation News & Videos

O último A380 deixou a linha de montagem principal (estação 40) da unidade da Airbus em Toulouse, na França. A aeronave que será entregue para a Emirates Airlines possui o número de série (MSN) 272, encerrando assim o programa do gigante europeu antes do esperado originalmente.

A aeronave, que teve sua estrutura principal concluída, incluindo a junção das asas, fuselagem e estabilizadores, segue agora para a estação 35, na linha de montagem, onde receberá os motores, assim como demais componentes das asas e estabilizadores.

Com o fim da produção do A380, a Airbus pretende converter a estação 40 em uma linha de montagem final para a família A321neo. O modelo se tornou um dos mais vendidos do fabricante europeu e a pandemia poderá abrir novas oportunidades para o avião, que possui potencial para substituir modelos mais antigos e diversos widebodys, como o A330, em rotas de média capacidade e longo curso.

A Emirates cogita aposentar parte de sua frota de A380, mas com a entrega do último exemplar, terá registrado uma frota com surpreendentes 123 aviões do modelo, de longe a maior operadora do superjumbo no mundo.

  • Receba as notícias de AERO diretamente no Telegram clicando aqui

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 24/09/2020, às 11h00 - Atualizado às 11h12


Mais Notícias