Drones turcos Bayraktar TB2 serão enviados pela Lituânia e estão tendo sucesso nos ataques contra comboios russos
A Ucrânia receberá mais drones turcos Bayraktar TB2 por meio da Liruânia, que arrecadou € 5,9 milhões (R$ 30,4 milhões) para a aquisção das aeornaves não tripuladas.
Os drones operados pelos ucranianos estão tendo relativo sucesso nas missões contra tropas russas, conseguindo neutralizar parte do efetivo militar rival.
A iniciativa foi da mídia local Laisves TV, que de acordo com seu fundador, Andrius Tapinas, a Turquia concordou em ofercer a Lituânia alguns drones TB2, que depois seriam repassados aos ucranianos que já operam este modelo no conflito armado com a Rússia.
Ainda segundo Andrius Tapinas, os drones TB2 serão enviados com cores da Lituânia e da Ucrânia.
Neste conflito que já dura pouco mais de três meses, os TB2 têm chamado muita a atenção pela eficácia em combate contra coluna de blindados e barcos russos.
It is UNBELIEVABLE but 🇹🇷 just agreed to give the Bayraktar that 🇱🇹gathered money for, ❗️FOR FREE❗️. It is amazing! For the gathered money we will buy the needed ammunition for the Bayraktar and the rest of money will also go for support of 🇺🇦. Thank you Türkiye! 🇹🇷🇱🇹🇺🇦
— Arvydas Anušauskas (@a_anusauskas) June 2, 2022
O Bayraktar TB2 tem uma envergadura de 12 metros, comprimento de 6,2 metros, teto operacional de 30.000 pés, com autonomia de 27 horas e um peso máximo de decolagem de 700 kg. O drone ainda pode ser equipado com câmeras para missões de vilgilância e reconhecimento.
O sucesso dos drones em combate se tornou uma positiva propaganda para a empresa turca, que desde então já recebeu pedido para a venda do TB2 ao governo da Sérvia.
Por André Magalhães
Publicado em 02/06/2022, às 11h55
+lidas