AERO Magazine
Busca

Sem piloto

Drones de combate voam mais de 2.000km para se apresentar no Azerbaijão

Drone de combate turco Akıncı pode transportar uma grande variedade de armas e sensores


Byktar Akinci pode transportar uma grande variedade de armas e sensores - Bayktar
Byktar Akinci pode transportar uma grande variedade de armas e sensores - Bayktar

Os drones turcos Akıncı fizeram um voo de aproximadamente 2.000km entre a Turquia e o Azerbaijão para participar do evento aeronáutico Teknofest que acontece esta semana.

No último sábado (21), as duas aeronaves não tripuladas de combate (Ucav, na sigla em inglês) decolaram do distrito Çorlu e prosseguiram até aeroporto internacional Heydar Aliyev em Baku, capital do Azerbaijão.

No trajeto, de aproximadamente cinco horas, os veículos aéreos sobrevoaram três países e foram controlados remotamente. A Turquia tem se destacado na construção e operação de aeronaves não tripuladas, em especial drones de combate armados.

A Turquia quer comercializar internacionalmente o drone Akıncı, que recentemente realizou um teste de tiro real contra um alvo marítimo. Para tal missão foi utilizada uma arma a laser e um drone Bayraktar TB2, famoso pela guerra na Ucrânia, que ajudou na operação.

O Akıncı é fabricado pela Baykar e completou seu primeiro voo em dezembro de 2019. O Ucav se destaca por seu tamanho, com envergadura 20 metros e comprimento 12,5 metros, próximo de aviões de ataque leve tripulados, como o Super Tucano. Outra característica é sua autonomia de 24 horas e o teto operacional de 40.000 pés (12.100 m).

Além disso, o poder de fogo do Akanci permite transportar até 1.350 kg de carga útil, uma das maiores capacidades de combate da categoria. Entre a gama de armamentos diponíveis para o drone turco, estão os mísseis Gökdoğan e Bozdoğan (desenvolvidos pela Turquia), o MAM-L, o TEBER-82, o míssil KGK-82-83 SOM e munição MK-84. Akıncı TİHA. 

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner Promocional

Por André Magalhães
Publicado em 25/05/2022, às 14h40


Mais Notícias