Satélites irão ajudar na vigilância de bens naturais e no combate ao tráfico de drogas e mineração ilegal
A Força Aérea Brasileira anunciou que os dois satélites de sensoriamento remoto Carcará I e Carcará II serão lançados por um foguete Falcon 9, da SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk.
O lançamento ocorrerá amanhã (25), às 15h25, a partir do Centro Espacial Kennedy, no Cabo Canaveral, na Flórida. O local é o mesmo onde a SpaceX lança seus foguetes em contratos com a Nasa e a força aérea dos Estados Unidos.
O lançamento será acompanhado do Centro de Operações Espaciais (Cope), sediado em Brasília. Além disto, haverá transmissão ao vivo do canal da SpaceX no YouTube, onde será possível acompanhar todo o processo.
Os satélites fazem parte do Projeto Lessonia 1, que consiste na aquisição de uma constelação de satélites de baixa órbita, que vão atender as necessitadas estratégicas das Forças Armadas e de outros órgãos governamentais.
A SpaceX foi a escolhida para este lançamento há vários meses, sem qualquer ligação com a recente visita de Elon Musk ao Brasil. O contrato com a empresa espacial foi assinado em 2019.
O Projeto tem um sistema de imageamento que utiliza um sensor ativo de detecção capaz de gerar imagens de alta resolução que irão ajudar contra tráfico de drogas e a mineração ilegal.
Também está incluso no projeto a atualização de produtos cartográficos, determinação da navegabilidade dos rios e visualização de queimadas, entre outros objetivos em prol da Zona Econômica Exclusiva.
Outras características técnicas do Carcará I e Carcará II é seu baixo peso, com apenas 100 kg. Os satélites serão alimentados através dos cinco paneis solares com potência de 300W.
Por André Magalhães
Publicado em 24/05/2022, às 14h15
+lidas