Modernização da frota

Ucrânia fecha acordo com a Antonov prevendo comprar até três An-178

Novo cargueiro tático rivaliza em capacidade com o brasileiro C-390, mas conta com apenas um pedido firme


Antonov An-178

Ucrânia poderá adquirir até três An-178 para reequipar e modernizar sua força de transporte tático

O Ministério da Defesa da Ucrânia e a Antonov Company assinaram um memorando de cooperação entre o para a aquisição de até três unidades do cargueiro militar An-178.

O avião multimissão será utilizado pelas Forças Armadas Ucraniana, substituindo os veteranos An-12 e An-26, ainda oriundos da era soviética. O acordo permite a Antonov firmar os primeiros pedidos militares para o seu mais novo avião, que até o momento comercializou uma única aeronave para a polícia peruana.

Projetado visando custos operacionais mais baixos, o An-178 terá alcance máximo de 4.200 km, com velocidade de cruzeiro de até 445 nós (825 km/h) e peso máximo de decolagem na ordem de 52.000 kg. A carga paga, ou seja, o máximo que o avião pode transportar, é de 18.000 kg. O avião é equipado com dois motores ucranianos Progress D-436-148FM, que fornecem 15.000 lbf de empuxo cada.

O An-178 pode ser empregado para o transporte de tropa, armas e equipamentos militares, incluindo veículos. O compartimento de cargas tem volume de 167 m³, tornando o modelo uma opção versátil até mesmo para o suporte logístico durante operações civis ou de emergência.

O projeto prevê que o avião possa transportar todas as categorias de contêineres e cargas paletizadas existentes, além da possibilidade de realizar lançamentos aéreos, inclusive de veículos com peso de até 7,5 toneladas.

Para o transporte de tropas, a cabine pemite transportar até 90 soldados ou 70 paraquedistas, permitindo também a configuração MedEvac (evacuação médica) para o transporte de 48 macas com 15 assentos ou oito módulos médicos.

 

Compartimento de cargas tem volume de 167 m³ e pode transportar até 18 toneladas

“Estas novas aeronaves serão construídas por cidadãos ucranianos, a partir de componentes ucranianos, para os interesses ucranianos. Na verdade, é assim que deve ser”, destacou o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy.

O An-178 é um projeto contemporâneo ao C-90 Millennium da Embraer, com capacidades similares.

Antonov An-178

Por Gabriel Benevides

Publicado em 6 de Janeiro de 2021 às 14:40


Notícias notícias de aviação aeronave avião aviação Antonov An-178 União Soviética Embraer C-390 Peru cargueiro