AERO Magazine
Busca

Em meio ao conflito

Ucrânia diz que abateu dois grandes aviões de transporte militar russos

Aeronaves estariam transportando paraquedistas para mais uma ofensiva militar russa


Ilyushin Il-76 está entre as aeronaves mais vendidas para países do oriente, seja para operação militar ou civil - TASS / Ladislav Karpov
Ilyushin Il-76 está entre as aeronaves mais vendidas para países do oriente, seja para operação militar ou civil - TASS / Ladislav Karpov

Dois aviões militares de transporte da Rússia foram abatidos por forças da Ucrânia em regiões relativamente perto da capital Kiev. A informação foi confirmada pelo Ministério da Defesa da Ucrânia que afirmou que derrubou dois Ilyushin Il-76.

Um dos Ilyushin Il-76 foi abatido próximo da cidade de Bila Tserkva, cerca de 85 km ao sul de Kiev. O segundo avião foi derrubado próximo de Vasylkiv, localidade onde existe uma importante base aérea.

Ainda de acordo com forças da Ucrânia, ao menos uma das aeronaves estava transportando paraquedistas. No entanto, ainda não existe confirmação do lado russo e nem imagens dos destroços da aeronave que possam confirmar a veracidade da informação.

A Rússia ainda não se pronunciou sobre o abate destes dois aviões que têm grande capacidade de carga, podendo transportar tropas, paraquedistas, veículos, entre outros.

Ainda de acordo com a defesa da Ucrânia, as baixas russas somam 14 aviões, oito helicópteros, 102 tanques e mais de 3.500 soldados mortos. Outras informações dão conta que o exército da Ucrânia utilizou o sistema de defesa aérea S-300 (de fabricação russa) contra uma das aeronaves russas.

Tais divulgações repassadas pelos ucranianos não podem ser realmente confirmadas, a Rússia não relatou nada até o momento. A guerra de informações deverá ser uma constante ao longo de todo o conflito.

Entretanto, também houveram baixas do lado de Kiev, uma delas foi o abate pelos russos de um caça Su-27 Flanker, além de outros equipamantos de solo e perdas de soldados.

Na Rússia os Il-76 são operados em diferentes missões incluindo transporte cargas, soldados e paraquedistas; missões de reabastecimento em voo; e alerta aéreo antecipado.

Moscou está modernizando parte da frota de Il-76 para o padrão Il-76MD-90. A atualização vai contar com a instalação de novos motores, aviônicos, sensores e demais tecnologias embarcadas.

Saiba Mais...

O conflito entre a Rússia e a Ucrânia está em seu terceiro dia, suscetíveis ataques pelos russos estão acontecendo principalmente contra infraestruturas militares.

Algumas cidades e regiões já estão sob controle da Rússia, incluindo a usina nuclear de Chernobyl. A tentativa do momento é invadir e ocupar a capital Kiev, mas forças da Ucrânia estão resistindo.

Como resposta internacional, membros da Otan e os Estados Unidos estão impondo fortes sanções econômicas contra a Rússia, e ontem (25) foram anunciadas sanções pessoais ao presidente russo Vladimir Putin.

Ainda ontem a Otan informou que pela primeira vez ativou sua “força de defesa”, o que significa que militares da aliança vão ficar em alerta em países membros próximos da Ucrânia.

Vale ressaltar que as forças da aliança não vão entrar no país, pois Kiev não faz parte da organização militar.

Outra iniciativa é o fornecimento de armas ao governo ucraniano. Cerca de 28 países já anunciaram o envio de equipamentos bélicos e financeiro.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner Promocional

Por André Magalhães
Publicado em 26/02/2022, às 11h35


Mais Notícias