Aeroporto sede do grande avião foi atacado por forças russas e estado das aeronaves segue um mistério
A Antonov Airlines postou em sua conta oficial no twitter que não tem informações precisas sobre An-225 Mriya que está no aeroporto de Hostomel a 25 quilômetros da capital ucraniana Kiev.
A empresa informou que, de acordo com as últimas informações, acredita que o Mryia está intacto.
A condição deste histórico avião foi colocado em dúvida após a invasão russa ao aeroporto Hostomel, base para os grandes aviões da Antonov Airlines.
We don’t have accurate information about #AN225 Mriya. Now in Gostomel (it is the region where airfield base @AntonovAirlines) still fighting continues.
— ANTONOV Company 🇺🇦 (@AntonovCompany) February 25, 2022
according to the latest information (24.02.2022) the plane was intact
A localização do aeroporto é estratégica devido a sua proximidade com Kiev. Para os militares russos Hostomel poderia ser utilizado como base aérea para recebimento mais de tropas e equipamentos. Por ora, a invasão da sede do governo da Ucrânia é um dos principais objetivos dos militares de Moscou.
Entretanto, a integrida do Mriya já havia sido divulgada por um suposto piloto Dmytro Antonov.
Dmytro Antonov, a Captain for Antonov Airlines, reports on Facebook that Hostomel Airport has been occupied by Russian Forces but the An-225 Mriya is not damaged. pic.twitter.com/hLKTlXJt22
— Breaking Aviation News & Videos (@aviationbrk) February 24, 2022
Após o ataque de forças russas ao Aeroporto Hostomel, lar do gigante Mriya e de outras aeronaves da Antonov Airlines, a integridade do gigantesco An-225 foi questionada por internautas e amantes da aviação.
De acordo com informações que circulam nas redes sociais, um aplicativo que registra voo mostrou que o último voo do An-225 foi no dia 5 de fevereiro deste ano e teve como destino o aeroporto de Hostomel.
Algumas supostas fontes na ucrânia afirmam que o avião teria sido enviado para a Geórgia, país ao sul e que tem grande influência de Moscou.
A importância do avião é tão grande quanto o seu porte, tendo em vista que o An-225 é o único exemplar da aeronave, que faz um papel primordial para transporte de cargas ultrapesadas. O avião pode decolar com peso máximo de 600 toneladas e uma capacidade cúbica sem igual no mercado. Além disso, seus irmãos "menores" An-124 também são amplamente utilizados em transportes especiais, normalmente de cargas indivisíveis ou com peso elevado.
O Antonov An-225 foi criado ainda durante a Guerra Fria. Embora o An-124 pudesse transportar o Buran, o ônibus espacial soviético, as autoridades optaram por um avião ainda maior. O objetivo era também ampliar a capacidade de transporte de armas nucleares de grande porte e foguetes balísticos. Na ocasião os soviéticos tinham certeza que o programa do Ônibus Espacial (STS, na sigla em inglês) dos Estados Unidos era na verdade uma arma de guerra e espionagem.
Após o colapso da Guerra Fria, o An-225 ficou abandonado por cerca dez anos.
O Myria tem uma envergadura de 88 metros, um comprimento de 84 metros e um peso máximo de decolagem de 640 toneladas, sendo que pode levar cargas de até 250 toneladas.
Os ataques russos à Ucrânia começaram na madrugada desta quinta-feira (24) e foram feitos em bases, aeroportos e infraestruturas militares. De acordo com o Ministério da Defesa da Rússia, tais alvos estratégicos foram neutralizados.
No segundo dia de conflito, os militares russo continuam o avanço na Ucrânia e já tomaram várias áreas como, por exemplo, a usina de Chernobly. Hoje, já tem informações que as forças russas estão chegando na capital Kiev.
Confirmed by Ukrainian authorities. A large air assault operation with Mi-8 helicopters on Antonov International Airport in Hostomel. Interior Ministry says Russia has seized control. Very dangerous; it’s just 15 minutes west of the capital ring road. pic.twitter.com/JhlyVktVRC
— Christopher Miller (@ChristopherJM) February 24, 2022
Os embates entre as forças já está causando baixas de ambos os lados, além de vitímas fatais, tanques, aviões e helicópteros destruídos.
A Otan (EUA incluso) já está respondendo aos ataques informando que severas sanções serão impostas à Rússia. No entanto, foi informado que forças aliadas (Otan) não vão entrar na Ucrânia.
Pelo artigo 5º da organização fica claro que: "Qualquer ataque a um país da Otan será um ataque a todos". Contudo, o artigo não cobre a Ucrânia, pois o país não faz parte do bloco militar ocidental.
Todavia, os meios de defesa da aliança militar do ocidente estão em prontidão em áreas de países membros da organização.
* Esse texto será atualizado de acordo com a confirmação de novas informações
Por André Magalhães
Publicado em 25/02/2022, às 08h50 - Atualizado às 21h05
+lidas