AERO Magazine
Busca

Casa do grande Mriya

Lar do AN-225, o maior avião do mundo, é atacado. Real condição do avião é desconhecida

Ataques começaram nesta madrugada e os principais alvos foram bases aéreas, aeroportos e infraestruturas militares


Aeronave foi utilizada na época da Guerra Fria para o transporte do Buran, o ônibus espacial soviético - Divulgação
Aeronave foi utilizada na época da Guerra Fria para o transporte do Buran, o ônibus espacial soviético - Divulgação

Militares russos atacaram o Aeroporto Internacional Hostomel. Imagens divulgadas nas redes sociais mostram que helicópteros de ataque teriam atacado este importante aeroporto.

Este é o local sede de importantes aeronaves da Antonov (renomada fábrica de aviões da Ucrânia), inclusive é o lar do Antonov 225 Mriya, a maior aeronave em uso comercial do mundo e o único exemplar existente.

De acordo com informações que circulam nas redes sociais, um aplicativo que registra voo mostrou que o último voo do AN-225 foi no dia 5 de fevereiro e teve como destino o aeroporto de Hostomel.

Entretanto, não há informações precisas sobre as reais condições do grande avião, também não se sabe se a aeronave estava no aeroporto quando ocorreu os ataques das forças russas.

O Antonov AN-225 foi criado na Guerra Fria, seu tamanho possibilitou que a extinta União Soviética pudesse transportar o Buran (Ônibus Espacial Russo). Após o colapso da Guerra Fria, o AN-225 ficou abandonado por cerca dez anos.

Depois de um concenso e visando o transporte de cargas especiais, o grande avião foi restaurado e vem cumprindo o transporte de grandes cargas que só o Mriya é capaz de levar.

O Myria tem uma envergadura de 88 metros, um comprimento de 84 metros e uma carga útil de 250.000 kg.

Hostomel abriga o aeroporto da fábrica da Antonov, logam em que muitos aviões da empresa ucraniana ficam baseados como, por exemplo, os Antonov AN-124, AN-225 e AN-22 (esse último o maior avião turboélice do mundo).

Saiba Mais...

Os ataques russos à Ucrânia começaram na madrugada desta quinta-feira (24) e foram feitos em bases, aeroportos e infraestruturas militares. De acordo com o Ministério da Defesa da Rússia, tais alvos estratégicos foram neutralizados.

No entanto, ainda há relatos de um maior avanço da Rússia e que os militares da Ucrânia estão fazendo o contra-ataque. Mas deve-se deixar claro que a potência bélica da Rússia é bem maior.

Um avião militar ucraniano (supostamente um An-26) foi abatido pelos russos e as informações dão conta que cinco pessoas morreram.Porém, também há relatos de veículos russos destruídos pelo exército da Ucrânia.

A Otan (EUA incluso) já está respondendo aos ataques informando que severas sanções serão impostas à Rússia. No entanto, foi informado que forças aliadas (Otan) não vão entrar na Ucrânia.

Pelo artigo 5º da organização fica claro que: "Qualquer ataque a um país da Otan será um ataque a todos". Contudo, o artigo não cobre a Ucrânia, pois o país não faz parte do bloco militar ocidental.

No vídeo abaixo é possível ver caças MiG 29 da Ucrânia em um voo a baixa altura em alguma zona de conflito no país.

Todavia, os meios de defesa da aliança militar do ocidente estão em prontidão em áreas de países membros da organização.

 * Matéria em atualização!

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner Promocional

Por André Magalhães
Publicado em 24/02/2022, às 11h45


Mais Notícias